MULHERES EM PAUTA: 8 DE MARÇO – HISTÓRIAS DE LUTAS

Esse mês o Mulheres em Pauta trará toda semana um texto sobre o 8 de Março e o mês das mulheres. Com a intenção de aproveitar a vivência do mês para refletirmos juntos e juntas sobre nossas lutas.
VOCÊ CONHECE A VERDADEIRA HISTÓRIA DO DIA 8 DE MARÇO?
Muitos dos nossos direitos foram conquistados a partir de muito sangue. Não nos resta dúvida que o tão conhecido DIA DA MULHER é uma data política, pois vem da luta de mulheres operárias. A história que é reproduzida por muito tempo é que o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, surgiu por causa da morte de 130 operárias carbonizadas em um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911 e existem várias versões deste episódio.
Essa versão trágica do surgimento da data, em que mulheres morreram de forma passiva enquanto trabalhavam, acabam visibilizando a história de luta e mobilização das mulheres operárias que no final do século 19 se organizavam contra governos e patrões por melhores condições de trabalho.
A criação da data foi motivada por fortes movimentos de reivindicação política, trabalhista, greves, passeatas e muita perseguição policial, e não somente pela morte de dezenas de mulheres exploradas pelo capital. Até que, em 1975, a ONU oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher por meio de um decreto.
Mas a nossa maior provocação é refletir sobre a importância de desvincular o 8 de março, hoje considerado um dia festivo e capitalista em que as pessoas insistem em “presentar” e “homenagear” mulheres com presentes, flores e outros. Nada contra os mimos e os carinhos espalhados neste mês, porém não podemos esquecer o mais importante, que a luta daquelas mulheres operárias por melhores condições de trabalho precisa estar travada no nosso cotidiano.
Não podemos permitir o apagamento do protagonismo das mulheres em sua própria história social e política. Juntas somos mais fortes sempre!

Que Lugar Você Ocupa Nessa Luta? MULHERES!
Michelle Silvestre – Mulheres em Pauta.
81 99457-7862

Share

Os comentários estão desativados.