FILME TRISTE

Com o anúncio desta semana de que teremos cortes na ordem de 98,03% na assistência social, não nos resta muita esperança, uma vez que o golpe instalado em nosso país e o famigerado discurso de que alguns cortes são extremamente necessários para alavancar a economia do país, aliado a volta das privatizações que pseudojustificam uma saída a famosa ‘’crise’’, um cenário nada confortável se aproxima.

No início dos anos 2000 as ruas brasileiras tinham como uma característica marcante, a presença de esmoleis (pedintes), categoria que praticamente fora extinta com os programas sociais implantados e implementados com os governos petistas (gostemos ou não do governo). Pois bem, o que essa classe de pedintes tem a ver com o que se anunciou no início desta semana?

Os programas sociais são parte do orçamento da assistência que visa assistir a pessoas em situações de vulnerabilidade social. Talvez isso não te afete diretamente, mas afeta de forma indireta. Sabe os CRAS, CREAS, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CCI, Bolsa Família, BPC e outros serviços que são parte do orçamento da assistência? Pois é… estes estão com seus dias contados e sob uma enorme ameaça de sequer mais existir. E isso implica em que mesmo?

Estes serviços atingem camadas da população que não tinham seus direitos garantidos e lhes garantem além de dignidade humana, a autoafirmação enquanto cidadão brasileiro. Quantas famílias não dependem dos benefícios para colocarem o pão de cada dia em suas mesas? Quantos benefícios todos estes programas não trouxeram a população brasileira? E agora eles eEstão sendo nada mais nada menos do que assassinados sob um pretexto de que sucateiam nossa economia.

O país entrou numa enorme crise econômica, institucional e de identidade, mas parece querer se afundar ainda mais. Enquanto tudo isso ocorre, a mídia através dos principais canais televisivos falam apenas da operação lava jato, para que você não se atente de que o que mais nos causa a molestação que vivemos hoje são os desmandos que o presidente ‘golpista’ Temer tem feito com sua corja de bandidos.

Eles aprovaram a terceirização; acabaram com os concursos públicos; rasgaram a constituição; reformaram a previdência; dizimaram os direitos trabalhistas; e agora querem cortar praticamente tudo aquilo que conferiu a muitos brasileiros e brasileiras o caráter de dignidade humana: o orçamento da assistência social.

O que acontece com tudo isso? É muito simples. Voltaremos em breve a ver pessoas sofrendo com a miséria absoluta; crianças morrendo de fome; exércitos de mendigos nas ruas; aumento da criminalidade e marginalidade acometendo principalmente nossos jovens. Mas não para por aí… isso é estratégia para colocar em pauta o debate da redução da maioridade penal no país. Notem que eles estão criando as condições para que nossos jovens entrem cada vez mais depressa no mundo do crime e para que a população se rebele contra essas vítimas do sistema. E sabe porque isso acontece? Porque enquanto tudo isso está escamoteando nosso país, você está mais preocupado com a operação lava jato e o ódio disseminado pela globo com alguns políticos brasileiros.

Se você fosse um cidadão de verdade você buscaria suas próprias informações, e não precisaria de que elas viessem prontas. Se você realmente se importasse com o país, você estaria fazendo mais por ele: votando melhor; exigindo mais; indo ás ruas.

Mas isso tudo acontece porque você se acha o cara, mas não passa de mais um a contribuir para que o nosso país seja a balburdia que é.

Mikhail Gorbachiov é Cientista Social pela UFPE

Último artigo publicado:A doença está em quem propõe a cura

Entre em contato com Mikhail Gorbachiov pelo WhatSapp (81) 99428-4091

Share