DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO DA SEMANA

AS CONTAS

IMG_20151214_201725A Câmara de Vereadores de Bezerros aprovou as contas das gestões de Bete e Marcone (2006, 2007, 2008, 2010 e 2011) de forma surpreendente. Os vereadores perderam a oportunidade de sair bem perante a opinião pública, bastava seguir o voto técnico do TCE e pronto. Numa votação como essa, não se pode incluir na avaliação o lado humano dos envolvidos, mas os atos políticos que estes promoveram quando à frente da gestão municipal. Não cabe aqui, por parte da coluna, o julgamento posterior a matéria vencida, mas basta lembrar apenas os finais das duas gestões para sentir a dissonância dos legisladores com o sentimento da população. A Câmara, sem revanchismo, teria dado um exemplo para os próximos gestores de que está vigilante aos atos do chefe do executivo, independente da época que tais contas cheguem para apreciação. O voto político nesses casos sempre são desastrosos.  Durante a votação, os vereadores se quer usaram da palavra para discutir pontos de alegações do TCE.

FRUSTRAÇÃO

A Justiça Federal mandou a Fadire suspender os cursos de extensão que ministrava no Cemaic de Bezerros e em outras cidades de Pernambuco. Em Bezerros, a faculdade ministrava cursos de extensão, mesmo não tendo a liberação do MEC. A promessa seria que outras faculdades (algumas fora do Estado) emitissem os diplomas de graduação dos cursos. Uma manobra considerada ilegal pela CPI que investiga a atuação de faculdades irregular no Estado. Em Bezerros, dezenas de alunos sonhavam pela graduação e agora vivem o dilema de qual caminho seguir, já que restavam apenas um ano para a conclusão. A história fica mais interessante quando observamos que até autoridades do município (secretários e vereadores) também entraram no pacote.

ENTREVISTA

GILDO BEZERRA“Nada que começa errado termina certo, primeiro que houve eleição, mas não houve disputa eleitoral, foi um campanha de um candidato só, isso foi péssimo para o alinhamento político do município, acho que retrocedemos muito nessa última eleição municipal, sou questionador nato, a gestão atual não estaria tão decepcionante se não tivesse prometido tantas coisas mirabolantes, nem precisava, se quer disputaram uma eleição de verdade, mas existem pontos positivos, não acredito que o prefeito Severino Otávio faça uma administração com improbidades administrativas como seus antecessores, visto que tem em seu currículo, sua atuação perante o Tribunal de Contas, e isso já é bom”, do entrevistado da semana Gildo Bezerra, ex-presidente da Uesb de Bezerros.

NAS REDES

As redes sociais discutiram a atuação de PM à paisana que culminou com a prisão de um dos sete bandidos que assaltaram o Bradesco de Bezerros. Uma vez imobilizado, o bandido foi conduzindo de forma truculenta até a viatura e a cena foi considerada desnecessária, mas aplaudida por muitos. O entendimento é que não se deve fazer justiça com as próprias mãos, até porque há o Estado Democrático de Direito. Louvável mesmo foi a coragem do policial em reagir ao assalto, pondo em risco sua própria vida. Essa quadrilha terá seus dias contados, justamente pela sua honrosa atitude.

SEM FESTA

Seria inversão de prioridades a prefeitura realizar a festa de rua não honrando primeiro a folha de pagamento com pessoal. Mesmo assim, um pouco de ousadia não deixaria a Rua da Matriz deserta no dia 24 e 31 de dezembro. Voz e violão e um pequeno tablado com som (até com carros de publicidade) preencheria a lacuna.  Em tempo, em 2012, o bezerroshoje, a Máxima comunicação e a Tok Designer realizaram a festa com apoios de políticos e do comércio.  A CDL se comprometeu em fazer algo para movimentar os dias citados, mas até agora sem respostas.

HOMENAGENS

20151220100455O artista J. Borges comemora os 80 anos de vida neste domingo recebendo as visitas ilustres do vice-governador Raul Henry, do vice-prefeito Breno Borba e do ex-prefeito Marcone Borba. Em tempo, uma matéria do NE10 destaca a passagem de aniversário do artista. Em 20 de dezembro de 1985, primogênito de dez filhos, na infância, o nome máximo da xilogravura frequentou a escola por apenas dez meses. O destino riscava que na roça onde nascera ele faria sua trajetória. Desse traço, uma espécie de laço, ele se desprende… continue lendo aqui.

CURTAS

A decoração de natal da Matriz de São José mereceu elogios de internautas. Simples, mas com total harmonia. Seria interessante que no próximo ano se antecipasse um pouco a data de inauguração.

O Estado deve ser acionado para cobrar da empresa que fez o calçamento da estrada de Serra Negra as devidas reparações na pavimentação, informou o secretário de Infraestrutura Neto de Walmir.

E ninguém dá um pio sobre o andamento do projeto do teleférico de Serra Negra. O pior de tudo é que o de Bonito está parado! Ou seja, há um problema chamado crise instalada no país.

O vereador Eugênio coerentemente manteve a decisão do TCE e reprovou as contas de Bete e Marcone. Pena que o vereador fez um discurso defendendo o governo federal, que se assemelha e muito a governos que já passaram pela terra.

O prefeito Branquinho está honrando salários dos servidores, pagando inclusive o 13º. É importante destacar que não houve demissão de funcionários antecipados e isso é algo louvável. Diferente da gestão da ex-prefeita Bete, onde se deixou de pagar salários para promover a grande festa.

Share

Leave a Reply