VEREADORES TERÃO ENCONTRO COM PREFEITO PARA TRATAR SOBRE ABASTECIMENTO D’ ÁGUA

Os vereadores Gabeira (PSDB) e Mi (PT) terão audiência com o prefeito Branquinho (PSB) nesta quinta-feira (9), onde, na oportunidade, apresentarão imagens e informações sobre o que visualizaram na ETA (Estação de Tratamento d’ Água de Bezerros) durante visita no início desta semana. A intenção dos parlamentares é deixar o prefeito a par da situação, para juntos buscarem uma medida correta, já que o problema deve-se a uma questão de gerenciamento. Há um consenso de que de imediato a adutora que leva água à Gravatá também precisa entrar no racionamento, hoje ela fica ligada 24h/dia, absorvendo a maior produção de água tratada da cidade. Os vereadores também questiona o destino dessa água, que apenas atenderia a hotéis e casas de veraneios em Gravatá.

Os vereadores tiveram mais informações técnicas da situação da ETA Bezerros, inclusive passadas pela redação do bezerroshoje, que acompanha o problema há anos. Antes da adutora de Gravatá ser construída, o sistema Jucazinho e Brejão abasteciam toda a cidade em apenas três dias. São duzentos litros d’ água por segundo tratados, mas a noite esse montante é reduzido para 160 l/s, porque o Sistema Jucazinho passa a funcionar parcialmente, devido a um acordo com a CELPE.

Como a adutora de Gravatá leva praticamente toda a produção de água tratada  na ETA local, fica a disposição da cidade uma produção bem inferior a crise vivida no município no governo Samuel Domingos (2002/2004), que era em média 96 l/s.

“Não adianta os reclames na imprensa, porque o problema é de gerenciamento”, revela uma fonte. É nesse foco que as atitudes políticas devem intervir. A fonte ainda revela que no carnaval de Bezerros terá água garantida, justamente porque a cidade, que faz o terceiro maior carnaval de Pernambuco, passa a ser prioridade da Compesa. “Isso não se repetirá na Semana Santa”, garantiu.

Share

Leave a Reply