Vereador líder do governo responde nota da Mesa Diretora da Câmara de vereadores

Após ser citado nominalmente pela Nota de Esclarecimento da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores da cidade de Bezerros – PE, venho por meio desta, esclarecer alguns pontos.
1 – o Projeto de Lei que cria o Diário Oficial do Município, tem data de protocolo na Secretaria da Câmara Municipal em 29 de janeiro de 2021, onde na primeira sessão ordinária do ano (01/02) seguiu para análise nas Comissões.
2 – Há um parecer conjunto de 2 Comissões (Justiça e Redação e Finanças e Orçamento) assinado em 12 de fevereiro de 2021, onde após análise, emite parecer favorável a matéria, não encontrando nenhum vício de iniciativa.
3 – Dia 17 de fevereiro de 2021, houve a 1ª votação do Projeto, ao qual foi aprovado por unanimidade de votos.
4 – No período que se segue não houve nenhuma reunião, ao menos que seja do meu conhecimento e/ou com a participação dos outros 6 vereadores que votaram a favor da matéria, para questionamentos ou dúvidas.
5 – Se os nobres pares da casa entendem que o quê geraria custo seria o está previsto no artigo 6º do referido PL, isso se resolveria de uma forma simples, sendo necessário apenas VETAR o referido artigo e aprovar o restante do texto. Vale salientar que as leis devem ser pensadas em um contexto amplo e atemporal, haja vista que sua “validade” é indeterminada, portanto, mesmo não havendo necessidade de custos adicionais no cenário atual, ele pode existir em outro momento.
6 – Reforço que não haveria custos adicionais, visto que o PL prevê que o Diário Oficial seja Online e disponível em site oficial da Prefeitura, espaço esse que já existe e continuará existindo com ou sem o DO.
7 – Em relação as contratações, as mesmas também não seriam necessárias, pois já há uma equipe de comunicação e essa mesma equipe cuidaria da diagramação e posterior disponibilização no site.
8 – Em momento nenhum usei da “truculência” para aprovar o projeto, apenas após reprovação usei da Tribuna para externar meu repúdio e revolta.
9 – Em relação a tentativa de mudança de foco com a apresentação do valor global do contrato pelo executivo para assessoria jurídica, retirado do Diário Oficial da AMUPE, só reforça a importância de ter um DO Municipal tornar isso ainda mais acessível a população bem como, mostra a forma como a gestão do executivo tem tratado com responsabilidade e compromisso o portal da Transparência, mantendo-o atualizado e acessível a todos, o que não tem acontecido em outros poderes.
10 – É importante informar também a população que Portal da Transparência e Diário Oficial, são instrumentos diferentes e juntos permitem a toda população o acompanhamento prévio, simultâneo e posterior dos atos da Administração Pública no executivo e no legislativo.
11 – Entendo ser mais cômodo, não só a população bezerrense, mas também aos vereadores, buscar as informações apenas de seu município, em site próprio, com acesso a todas as Leis, Decretos, Portarias, Editais, Contratos, etc. do que “pescar” informações no DO da AMUPE no meio de dados de cerca de 150 municípios.
12- Por fim, a tentativa de vincular tal fato a Prefeita Lucielle, afirmando que a mesma tenta/quer jogar a população contra parte dos legislativo é falaciosa e de tamanho absurdo que chega a assustar. Afirmo que a “menina da Serra” é a prefeita de todos (eleitores ou não) e fará o possível para juntos, executivo e legislativo, façamos da nossa cidade um lugar melhor para se viver, porém para isso é necessário desarmar os palanques, olhar para a coletividade e não para os interesses políticos eleitorais pessoais.

Grato, Eduardo – Vereador

Share