Vacinação contra influenza é prorrogada até junho‏

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a influenza (vírus da gripe), agora o prazo segue até o dia cinco de junho . O público alvo são idosos a partir dos 60 anos, gestantes, crianças de seis meses e menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas e trabalhadores da saúde que atuam nos serviços de referência.
Quem deixou para tomar a vacina agora pode procurar os postos de saúde de cada Bairro e também zona rural.
INFLUENZA – Trata-se de uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar e cefaléia. A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

Nota da Secretaria de Saúde de Bezerros

Share

Leave a Reply