UPA foi inaugurada sem elevador, gerador e serviço de raio X operando

Matéria atualizada às 18h40mim

“A UPA só foi habilitada porque cumpriu os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde”, diz prefeitura.

A pressa para inaugurar a UPA de Bezerros parece ter atropelado etapas importantes para o devido funcionamento da Unidade de Saúde.

A informação apurada pela redação dá conta que o equipamento de raio X, montado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ainda não está em funcionamento. “Falta chassi, película, falta químico, falta ligar o próprio aparelho, pois só fizeram montar”, diz o relato. Pacientes que necessitam do exame continuarão dependendo do serviço do Hospital Jesus Pequenino.

Uma imagem enviada à redação mostra que o elevador também não foi instalado e que a casa do gerador também está vazia.

A redação encaminhou à prefeitura perguntas no tocante aos equipamentos necessários para o devido funcionamento da unidade de saúde. O site também indagou sobre o valor mensal, por parte do Governo Federal, para ajudar no custeio. Em resposta enviada ao site, a prefeitura apenas destacou que “A UPA só foi habilitada porque cumpriu os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde. Sobre o valor do repasse: o recurso não vem imediato. Após a liberação de funcionamento, deve chegar nos próximos meses”.

Por vezes, a falta dos equipamentos citados eram as justificativas para a não inauguração da Unidade de Saúde, iniciada em 2014.

Poço do elevador da UPA inaugurada ainda não instalado

INFORMATIVO DA PREFEITURA SOBRE A INAUGURAÇÃO DA UPA.

A Prefeitura de Bezerros inaugurou, nesta sexta-feira (14), a Unidade de Pronto Atendimento Ubirajara Raposo Monteiro – UPA Bezerros (Tipo I), instalada no Bairro São José (em frente à Unidade Mista). A unidade, que já estava em pleno funcionamento, é um espaço de saúde completo e conta com diversos serviços.

A entrega oficial aconteceu após a liberação do Ministério da Saúde, que caracterizou o prédio com a nomenclatura UPA, seguindo as recomendações necessárias. No momento, a UPA está dando o suporte à Unidade Mista São José (UMSJ), que atualmente passa por uma reforma em toda a sua estrutura predial, porém, quando concluída, os dois equipamentos estarão atuando em conjunto nos atendimentos de urgência e emergência e cirurgias eletivas.

Iniciadas em julho de 2014 e paralisadas desde 2016, as obras da UPA Bezerros – estimadas em R$ 1,9 milhão – foram retomadas em 2019. Seis anos depois, com a conclusão das obras, a população conta com o atendimento em uma área ampla de 1473,98m² e moderna, com consultórios, enfermaria pediátrica, sala vermelha com três leitos de alta complexidade para pacientes graves, leitos de enfermaria, salas de observação e sala de raio-x, além de uma UTI Móvel.

Share