TRAMITA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROJETO QUE INSTITUI BEZERROS COMO A CAPITAL DE BOLOS E DOCES EM PERNAMBUCO

Projeto de Lei Ordin·ria Nº 1553/2013

Ementa:

Denomina o município de Bezerros como Capital dos Bolos e Doces, no âmbito do estado de Pernambuco.ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO DECRETA:

Art. 1∫ O município de Bezerros fica denominado como a Capital dos Bolos e Doces de Pernambuco.Art. 2∫ Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação oficial.

Justificativa

Bezerros È uma cidade diferenciada e atraente com um povo acolhedor e festivo. Situada no agreste central de Pernambuco, se destaca, dentre outros aspectos, por ser um centro de produção de bolos e doces. Nela há a maior fabrica de bolos e doces do Estado de Pernambuco, uma tradição da cidade, que hoje conta com mais de 30 fábricas que geram cerca de 500 empregos diretos e indiretos e produzem 60 toneladas de bolos e doces por mês, impulsionando a economia do município.

Os bolos e doces, industrializados ou caseiros, estão ganhando novos mercados consumidores. O produto È vendido p ara todo o Estado de Pernambuco, além do Sul e Sudeste do País. Os bolos caseiros, artesanais, não são apenas uma tradição, mas também uma garantia de renda para muitas famílias.

Os bolos e doces são de diferentes tipos, e alguns tem nomes pitorescos como bolo de cueca, bolo de saia, bolo de rolo, de mandioca, de macaxeira, bolo de bacia, bolo engorda marido e o bolo Barra Branca, dentre os mais conhecidos dos consumidores. As receitas dos bolos e doces, em sua maioria, são feitas pelas famílias bezerrenses ou criadas por doceiros da cidade que passaram para panificadoras de Bezerros, para fábricas, fazendo surgir o segmento industrial de bolos e doces da cidade.

O bolo Barra Branca foi inventado por doceiros da cidade e È o bolo típico de Bezerros. A maior parte da produção das fábricas È destinada ao bolo Barra Branca. Originariamente era preparado somente na Época de São João, porém, sua grande procura fez com que começasse a ser produzido o ano todo. É um bolo feito com mandioca, açúcar, manteiga, ovos e leite de coco, como ingredientes da sua receita. Afaixa branca que dá nome ao bolo resulta do choque térmico que a massa, crua e liquida, leva ao entrar no forno ‡ temperatura de até 320 graus centígrados.

O bolo Barra Branca faz p arte das tradições gastronômicas regionais do Nordeste. Os fabricantes desse bolo chegam a produzir até 24 toneladas por mês, enviando-as para vários locais do país. Esse bolo faz muito sucesso na preferência dos consumidores nas casas especializadas de Alagoas, da Paraíba e de São Paulo.

No Município de Bezerros há boas fábricas de bolos e doces e doceiros de pequeno, médio e grande porte, que estão investindo em modernização, na qualidade do produto, na qualidade da embalagem, e, que abastecem padarias, lanchonetes e mercados públicos do Nordeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A Prefeitura apoia a atividade produtiva de bolos e doces a fim de dar conta da necessidade de mão de obra do fabrico e promover a criação de novas fábricas. Periodicamente, oferece cursos de capacitação

para boleiros e doceiros, para estimular a formação de novos profissionais.

Ante o exposto, solicito o valoroso apoio dos ilustres Parlamentares desta Casa na aprovção deste Projeto de Lei.

Sala das Reuniões, em 21 de agosto de 2013.

Waldemar Borges

Deputado estadual

Share

Leave a Reply