
O artista bezerrense, J. Borges, internacionalmente prestigiado por conta da sua arte ( xilogravura e cordel), tem um de seus mais recentes trabalhos ilustrando mais uma publicação nacional. O destaque pode ser conferido em um especial da Copa da Editora Abril, encartado esta semana na mais respeitada revista do país, a Veja.
Com informação do parceiro do bezerroshoje Sandemberg Pontes
Aos oito anos, o menino José Francisco já trabalhava na terra com o pai. Aos dez, já fabricava e vendia na feira colheres de pau. Foi oleiro, confeccionou brinquedos artesanais e vendeu livros de cordel.
Aos 29 anos, José resolveu que iria escrever cordel. Foi quando fez O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina, com xilogravada por Mestre Dila, que vendeu mais de cinco mil exemplares em dois meses.1
Como não tinha dinheiro para pagar um ilustrador, J. Borges resolveu fazer ele mesmo: começou a entalhar na madeira a fachada da igreja de Bezerros, que usou em O Verdadeiro Aviso de Frei Damião.1 Desde então, começou a fazer matrizes por encomenda e também para ilustrar os mais de 200 cordéis que lançou ao longo da vida. Continue lendo mais aqui