SAÚDE DE BEZERROS: RÉPLICA E TRÉPLICA NA REDE SOCIAL

O secretário de Saúde de Bezerros, Anderson Torreão, usou sua rede social para responder diretamente ao ex-vereador Guinho de Pessoa sobre indagações a respeito do não pagamento de salários de servidores da Saúde de Bezerros.

“…Amanhã já é 3 de abril e não foram pagos seus salários, para onde foi esse dinheiro, o repasse do dia 10, dia 20, 30, repasse federal que não atrasa. O servidor tem que receber todo dia 30 de cada mês, muito servidores estavam esperando os seus salários para comprar seu peixe agora na Semana Santa, quem vai prestar contas, o que fizeram com este recurso. Isso é uma falta de respeito com o servidor municipal, o dinheiro existe e pra onde foi, tem que respeitar os direitos do servidor público”, postou o ex-vereador em rede social.

As indagações que mereceram réplica na página do secretário de saúde de Bezerros:

“Em resposta ao Sr. Guinho De Pessoa de Pessoa, gostaria de esclarecer que os recursos aos quais o mesmo se refere (10, 20 e 30) são originados da arrecadação federal, mas pertencem ao município, conforme definido na Constituição Federal, compondo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ressaltamos, ainda, que também como está definido na Constituição Federal, o Município é obrigado a investir minimamente 15% de suas arrecadações próprias (onde se enquadra o FPM e outros impostos). Vale frisar também que, além dos 15% de investimento obrigatório dos recursos próprios da Prefeitura, o Fundo Municipal de Saúde conta com repasses federais (do Fundo Nacional de Saúde) para manutenção das ações e serviços de saúde, sendo que tais repasses são de fundamental importância para que possamos honrar com as despesas inerentes a esses serviços, inclusive o pagamento de servidores. A título de exemplo, Bezerros recebe recursos para o pagamento do programa de agentes comunitários de saúde, sem os quais se torna inviável o pagamento dos salários desses profissionais. Portanto, quando há atrasos nesses repasses do Fundo Nacional de Saúde (que têm ocorrido com grande freqüência há vários meses – inclusive neste mês de 03/2015), fica inviável que o município possa realizar os pagamentos de todos os servidores no último dia de cada mês. Fazemos um enorme esforço, contando com todo o apoio da Prefeitura, para priorizar o pagamento dos servidores, mas precisamos sim dos repasses federais do SUS, que infelizmente têm sofrido atrasos recorrentes. Por fim, gostaria de informar ao Sr. Guinho que realizamos audiência pública na câmara de vereadores regularmente a cada 4 meses, e que demonstramos de modo transparente a aplicação de todos os recursos transferidos para o Fundo Municipal de Saúde. Dessa forma, sugiro que o mesmo possa participar de tais audiências visando ter acesso às informações adequadas, para poder compartilhar nas redes sociais opiniões embasadas em fatos e evidências, divulgando com responsabilidade social as informações (publiquei recentemente uma opinião sobre esse tipo de conduta –http://andersontorreao.blogspot.com.br/…/opinioes-informaco…). Mais uma vez, ressalto nossa disponibilidade para receber as mais variadas contribuições para melhorarmos a condução da política de saúde no município, desde que as mesmas estejam imbuídas da intenção de qualificar o SUS no município, e não em alimentar pretensões político-partidárias de quem quer que seja. O debate político-eleitoral tem seu momento, por enquanto nos preocupemos em melhorar a política de saúde”. Anderson Torreão

O ex-vereador aproveitou a própria marcação para soltar a tréplica:

“Bezerros é deferente de todas as cidades do mundo, de todos os pais do mundo,QUE tem oposição para reclama para cobrar, e reivindicar por dias melhores e por seus direitos e por uma saúde de qualidade para todos e uma qualidade de vida melhor, aqui é a Lei do Silénçio, sr Anderson pague em dias os salarios do servidor para primeiro eu te responder, outra coisa vai pagar também os salários dos médicos, que estão sem receber a 4 meses.tem mais coisa dessa saúde falida, isso é uma vergonha o povo bezerrense merece respeito. bezerros esta entregue as baratas”, concluiu.

Guinho De Pessoa de Pessoa

As postagens mereceram aparte de outros internautas que entraram no debate.

Share

Leave a Reply