RESUMO POLÍTICO DA SEMANA

CORRIQUEIROS

 assaltosOs assaltos contra as instituições financeiras de Bezerros estão virando rotina e exigem uma resposta eficaz dos governos, porque isso implica prejuízo para a população, já que os serviços acabam sendo suspensos, como é o caso do Banco do Brasil, que está fora de operação desde o mês passado. A Agência dos Correios voltou a ser alvo de assaltos na última semana, isso pela terceira vez este ano. O fato se quer foi registrado pela imprensa de Pernambuco, talvez porque tenha confundido com outra tentativa de ação criminosa, ocorrida 24h antes numa outra agência bancária da cidade. A medida de segurança deve ser repensada, com patrulha nos horários de maior incidência dos crimes. De certo, o plano de vídeomonitoramento proposto pela prefeitura, ainda sem data a ser lançado, será de grande valia, pois, através das câmaras, será possível observar as movimentações suspeitas.

BEZERROS X LIXÃO

images
Imagem: Portal Bezerros

O prefeito de Bezerros, Branquinho (PSB), busca a solução do problema do lixão da cidade, incluindo o município em um projeto da prefeitura de Caruaru. A informação foi repassada pelo  prefeito Zé Queiroz ao blog do Mário Flávio. “Eu recebi uma solicitação do prefeito de Bezerros e essa correspondência gera em nós a importância de trocar informações. Vou procurá-lo para discutir isso. Ele quer saber se temos potencial e capacidade para incluir Bezerros neste Plano de Resíduos que estamos fazendo. Não seria um consórcio, mas um sistema de cooperação. Eu vou agendar ainda esse encontro nos próximos dias”, explicou. Bezerros precisa pensar na solução rápida, porque o prazo para o fim dos lixões no país, por lei, termina praticamente a um ano. As últimas administrações foram altamente omissas em relação ao problema. Bezerros sequer conseguiu implantar um aterro sanitário, medida já considerada ultrapassada.

NTA É BEZERROS!

nta
Entidade é respeitada por cientistas da NASA, mas não é reconhecida pela classe política do estado.

O estado vive um verdadeiro dilema sobre os ataques de tubarão na orla da capital, que geram mídia altamente danosa ao turismo. Em 2004, um comitê de avaliação e monitoramento foi estabelecido, envolvendo entidades e especialistas, que se pautaram apenas em conhecer os motivos, horários e espécies dos animais que avançam sob a costa provocando os ataques, sem que nenhuma solução foi estabelecida. O Estado mantinha um barco para pesca do animal, tão logo fosse visto nas redondezas e a ideia de colocação de uma rede (cerca), foi descartada pelo comitê por representar danos ambientais.   Paralelamente a tudo isso, Bezerros, através do NTA, lançou uma ideia inusitada, reconhecida por especialistas, que se trata de um repelente ao tubarão, baseado na emissão de uma frequência emitida por um aparelho, o qual  incomoda o peixe ao se aproximar da praia. O  projeto criado em 2004 foi destaque na imprensa, como rede Record de televisão e revista Época, contudo nãoconseguiu chamar a atenção do governo. Na oportunidade da vinda do governador a Bezerros, o bezerroshoje (que procura defender os nossos talentos) tentou incutir a ideia durante uma coletiva à imprensa.  O governador  foi preciso quando falou da criação do comitê de monitoramento (CEMIT), o qual, segundo a sua visão, tem total conhecimento  sobre o tema, buscando traçar o melhor  plano de enfrentamento. No ar, ficou uma pequena indagação: Por que não testar a nossa tecnologia para descartá-la ou não? A responsabilidade recai agora sobre a classe política do governador, representada pelas lideranças no município, que, com facilidade, apresentaria o projeto ao Estado. Nós da imprensa já fizemos a nossa parte!

EDUCAÇÃO ESTADUAL

Três escolas estaduais de Bezerros figuram entre as primeiras da regional da educação/ GRE Vitória,segundo o IDEP. Já o EREM/CEEETA figura na 3ª colocação em nível de Estado. O governador comemorou os resultados, informando que a média estadual é maior que a alcançada por alunos de Santa Catarina, que tem outra realidade financeira.

Em Bezerros, o dilema é quanto ao futuro do CEEETA, utilizado pelo Estado como Escola de Referência. Como uma nova escola foi construída, talvez o Estado não tenha interesse em manter dois prédios. A falta de repasses para a manutenção ao IAAL, que mantém o CEEETA, pode representar isso.  O fato mereceu apelo do deputado Inocêncio que pediu ao governador para manter suas atividades.

OPOSIÇÃO PROCURADA

O jornalista Pedro Romero do jornal do Commercio esteve em Bezerros para a coletiva do governador, quando da inauguração da nova Escola Técnica. Na pauta, também matéria de avaliação sobre os seis meses do governo Branquinho. O jornalista queria ouvir os vereadores da oposição, presentes a inauguração.

AUSÊNCIA

O deputado Federal Pedro Eugênio (PT) não compareceu a inauguração da nova Escola Técnica, diferentemente do Secretário das Cidades, Danilo Cabral (PSB) e do Deputado Inocêncio Oliveira (PR), que procuram fortalecer as bases políticas para o próximo ano. Além dos nomes citados, a deputada federal Luciana Santos (PCdoB) e o prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo (PSB) devem pedir votos por estas bandas. Em jogo uma cadeira na Câmara Federal.

ABRINDO O VERBO

celpeO prefeito de Bezerros, Branquinho, abriu o verbo contra a CELPE. Mesmo tendo uma lei federal que vai obrigar os municípios a assumir total responsabilidade quanto à manutenção das iluminações públicas, a companhia energética, segundo ele, já impõe isso às prefeituras. Em Bezerros, o maior desafio diz respeito as iluminações dos perímetros urbanos da BR-232.  Os prefeitos, aliás, lutam para que a presidente reavalie a lei, pois as prefeituras já estão com a corda no pescoço há muito tempo.

CURTAS

Uma justa homenagem ao ícone da cultura bezerrense J. Borges, que leva o nome da cidade através do seu trabalho de xilogravura, seria instituir uma praça com uma estátua dele confeccionando a sua arte. Praça da xilogravura!

O programa de rádio que o prefeito apresentará irá ao ar aos sábados pela amanhã.  Há quem analise que a audiência numa manhã de sexta-feira seria mais exitosa para o que se pretende passar.

A morte de cantor Dominguinhos deixou o meio artístico nacional consternado. Lembramos que o seu último show em Bezerros se deu há dois anos em um sábado de carnaval, com um público muito pequeno. Pena não ter tido ele  em uma apresentação no  São João de Serra Negra.

O deputado Inocêncio cuidou de tornar público o apoio do prefeito a ele nas próximas eleições. Diante de uma plateia que foi ver o governador na inauguração da ETE/Bezerros, agradeceu a ele por ter concedido o apoio do chefe do poder executivo. 

Os moradores do Sítio dos Remédios estão felizes pelas as obras de melhorias ao acesso do distrito. Uma articulação do vereador Romero junto ao secretário das cidades Danilo Cabral e do deputado Waldemar Borges.

A mensagem que o governador trouxe a Bezerros foi de ratificar o apoio a projetos já anunciados, como a pavimentação da estrada de Serra Negra e a implantação das indústrias.

Share

Leave a Reply