Quando somos manipulados, não reconhecemos a manipulação, e sequer refletimos sobre

A temática das questões de gênero tem sido protagonista de uma serie de discussões nos últimos anos. O empoderamento feminino, a identidade e os papeis de gênero de uma certa forma foram percebidos como uma ameaça aos pilares de uma sociedade patriarca lista, machista e conservadora onde a mulher e tudo que relaciona-se ou aproximasse da feminilidade é tratado e visto como algo subversivo e transgressor daquilo que supostamente está posto. Diante disso tudo a mídia, as redes sociais e os coletivos tomam posicionamento posicionamentos os mais distintos possíveis e para a grande massa que por mais “intelectualizada” que seja ainda falta educação e discernimento sobre o assunto. Para evitar as inúmeras aberrações que reverberam por aí, julguei pertinente trazer algumas informações que espero que possam minimamente clarear a interpretação do que é ou não é aquilo que ouvimos e reproduzimos inescrupulosamente. Isso não quer dizer que você deva concordar ou não com o que o texto traz. Porem o intuito é informá-la(o) para que não venha a cometer os erros que a maioria tem cometido. Vamos lá!
Creio que você já tenha ouvido falar sobre ” ideologia de gênero “. Primeiramente gostaria de dizer que a forma com que este termo vem sendo definido ultimamente esta totalmente equivocado. E sabe porque? Porque ele não existe. A verdade é que um grupo de pessoas resolveu taxar de ideologia de gênero algo que para a concepção delas seria uma especie de educação voltada para ensinar meninos a serem meninas e vice-versa. Isso não existe. O que de fato existe é uma gritante e urgente necessidade de ensinarmos em nossas escolas que não existe grupo superior ao outros, que existem diversas formas de arranjos familiares e que acima de tudo devemos respeitar a diversidade. Também é importante frisar que esta definição ” ideologia de gênero ” geralmente é feita por grupos ou pessoas homofóbicos ou seja que não respeitam a preferencia sexual do indivíduo. E como estes grupos tem espaços na mídia e muitos são políticos isso cria uma propaganda que aliena aos que seguem inadvertidamente o que estes falam sem sequer fazerem uso daquilo que nos difere dos demais animais: a racionalidade.
Uma criança ao nascer terá um SEXO (masculino ou feminino) determinado pelo órgão sexual; o GÊNERO desta criança será atribuído socialmente, ou seja, sera construído a partir das emoções, atitudes e comportamentos geralmente associados a homens ou mulheres; por sua vez a IDENTIDADE DE GÊNERO é como você se identifica como pertencente a um sexo em particular. Exemplificando: uma criança é do sexo masculino, seu gênero pode estar ligado a emoções e comportamentos femininos e sua identidade de gênero ser masculina.
A identidade de gênero trata de como a pessoa se comporta e sente o mundo. Se uma mulher se comporta como homem, isso não quer dizer que ela venha a ser lésbica. Nem que um homem que não seja agressivo e seja mais delicado venha a ser homossexual.
Traduzindo: sou menino, posso gostar de brincar de casinha, mas sinto-me pertencente ao grupo de meninos. Ou sou menino, gosto de futebol e UFC, mas sinto-me mais pertencente aos comportamentos e sentimentos femininos.
E qual o problema nisso? Isso me faz ser mais ou menos digno em um modelo de sociedade? Não. Estas e outras questões devem ser elucidadas nas escolas e nas familias para que não se escondam das crianças o que realmente acontece no mundo. Para que paremos de esconder e mentir sobre as coisas para elas, porque de papai noel a um velhinho que vai castigar se a criança fizer isso ou aquilo as nossas crianças estão cheias,mas de verdades e de boas conversas elas estão muito pobres.
Ninguém ensina menino a ser ou querer ser menina, nem vice-versa. Ao contrario do que muitos pensam uma criança não é acéfala, ela compreende tudo que esta ao seu redor. Os adultos que deveriam de menosprezar a capacidade de uma criança e deixar de querer fazer de seus filhos ou filhas aquilo que não foram.
Menina jogar bola ou menino brincar de boneca não caracteriza futura homossexualidade. Se assim fosse eu poderia dizer que todos os homens que se vestem de mulher no carnaval são homossexuais. E isso não eh verdade. Portanto respeitemos mais as vontades autenticas de nossas crianças e antes de falarmos sobre determinado assunto procuremos nos inteirar mais e melhor sobre o que é e o que não é.
Porque pior do que ser preconceituoso é ser desinformado.

Mikhail Gorbachiov é Cientista Social pela UFPE

Último artigo publicado:Um centenário memorável

Entre em contato com Mikhail Gorbachiov pelo WhatSapp (81) 99428-4091

Share