Professor Carlos Mariz recebe título de cidadão pernambucano


Por iniciativa do deputado Coronel Alberto Feitosa, o presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear, o carioca Carlos Henrique Mariz recebeu , nesta segunda feira à noite, o titulo de cidadão pernambucano.

O Engenheiro Elétrico Carlos Mariz formado pela UFPE e com especializações no exterior dedicou 15 anos de sua profissão a CHESF. Nesse período, criou a Divisão de Estudos Energéticos e depois o Departamento de Estudos do Sistema de Geração. Desde planos de expansão da geração envolvendo usinas hidrelétricas no Nordeste e na Amazônia, usinas nucleares, cenários com usinas eólicas, solar e gás natural, passando pelos usos múltiplos da água do Rio São Francisco até os trabalhos de viabilidade e definição do dimensionamento energético da Usina Hidrelétrica de Xingó, entre muitos outros.

Mariz foi, por seis anos, coordenador regional da Eletronuclear no Nordeste e Assistente da Presidência da Empresa, no período de 2009 a 2015, ocasião onde atuou na definição do novo programa nuclear brasileiro e dos novos sítios nucleares do nordeste, notadamente o que originou o projeto da Central Nuclear de Itacuruba, aqui, no Estado de Pernambuco, e que colocou o estado na vanguarda do novo programa de novas centrais nucleares ,a serem implantadas no Brasil, conforme diretriz do atual plano nacional de energia do Ministério de Minas e Energia.

A ligação com o deputado Alberto Feitosa vem da bandeira em defesa da instalação de uma Usina Nuclear em Pernambuco. O parlamentar chegou a propor em plenário a criação de um comitê estadual sobre energia nuclear e apresentou um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) questionando o poder do Estado de legislar contra a instalação de usinas nucleares.

Um levantamento técnico, sob o comando de Carlos Mariz, aponta Pernambuco como sede do melhor sítio com condições geológicas adequadas para construção de usinas nucleares, localizado em Itacuruba, sertão do estado.

“Eu tive o prazer de materializar essa homenagem com a unanimidade dos parlamentares da Alepe a este homem que prestou e presta um serviço importante a Pernambuco e ao Brasil “, disse Alberto Feitosa durante a cerimônia de entrega do título. A cerimônia teve a presença do professor Francisco de Assis Brandão, uma referência acadêmica.

Carlos Mariz falou de sua trajetória profissional e agradeceu com emoção a homenagem. “Agradeço o título que recebo, esse título me honra e me toca profundamente “, disse o professor Mariz.

Da Assessoria

Share