Parabólica – Sua Coluna Regional

Prefeitura de Brejo recupera estradas da Zona Rural

A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus segue fazendo a recuperação e manutenção das estradas da zona rural do município, com uma área territorial extensa chegando a ultrapassar 700km quadrados, o Prefeito Hilário não tem medido esforços e solicitado diariamente a sua equipe que agilize os trabalhos para que nenhuma região do município fique muito tempo com as estradas sem manutenção, pois sabe da importância de nossa agricultura rural e o escoamento da produção depende das estradas.Durante essa semana os trabalhos foram iniciados na região brejeira, nesta terça-feira (14) a estrada que liga o Sítio Piedade ao Sítio Almas está sendo recuperada.Várias outras estradas irão ser contempladas na região, sempre priorizando as que estão em piores condições de trânsito nessa primeira etapa.


MPPE incrementa convênio com a UFPE para a realização de exames de DNA

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Subprocuradoria-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, renovou convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a realização de exames de comprovação de DNA por meio do Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva (LABBE) do Departamento de Genética do Centro de Ciências Biológicas. A ação pretende incrementar a realização dos testes de paternidade em todo o Estado, por solicitação das diversas Promotorias de Justiça. A cooperação técnica permite o atendimento de até 360 casos por ano. 

“Somos garantidores do acesso à cidadania e o direito à filiação é indisponível, pois não se pode abrir mão, em hipótese alguma. Nessa indisponibilidade o membro do Ministério Público deve lutar na forma da lei, pelo melhor interesse do filho, zelando que seus interesses sejam plenamente assegurados”, disse a subprocuradora-geral de Justiça em Assuntos Institucionais, a procuradora de Justiça Laís Coelho Teixeira. 

Os exames são feitos por meio da análise dos marcadores de DNA encontrados nas amostras de sangue dos supostos pai/mãe e filho. Mas a análise também pode ser feita por outros tipos de materiais biológicos como saliva, bulbo capilar e sêmen e em casos de outros vínculos genéticos. “O teste de DNA garante a verdade biológica na certidão de nascimento e documentos, para que a crianças e adolescentes possam ter a paternidade descrita, acessando direitos e a orientação enquanto pessoa. Houve uma época que a criança sem pai tinha, no registro, o termo “Pai desconhecido”. Isso depois foi trocado por “X” e, hoje, é vazio. Mas a dor é a mesma. Todos têm o direito de saber sua origem genética, pois acessar esse direito é o início da cidadania”, disse a promotora de Justiça Norma da Mota Sales. 

Os exames podem ser oferecidos a partir de solicitação realizada à Subprocuradoria-geral de Justiça em Assuntos Institucionais pelas Promotorias de Justiça e das especializadas em assuntos da família. “A Lei Federal n.º 8.560/1992, que regulamenta o processo de investigação de paternidade de filhos, já estabelece que os cartórios de registro civil enviem para a Justiça todas as comunicações de maternidade que não tenham paternidade. E isso precisa vir pro Ministério Público para realização de ação, ou acordo”, reforçou ela. 

PROCEDIMENTOS – A realização dos exames é feita a partir do encaminhamento que é feito por parte do MPPE para o Laboratório e todo o contato com as partes envolvidas é feita também pelo órgão. “Temos contato com os envolvidos no processo somente no dia de realização da coleta e na triagem da documentação. Até mesmo a entrega do resultado é feita diretamente ao Ministério Público”, disse o professor da UFPE e responsável pelo LABBE, Valdir Balbino. As entregas dos resultados são feitas em até 30 dias corridos. 

O Laboratório está em funcionamento há 19 anos e já solucionou diversos casos. “O material que nós utilizamos, garante a viabilidade da amostra genética por 15 anos e trabalhamos com o melhor analisador genético do mercado. Além da genotipagem, realizamos cálculo probabilístico do grau de parentesco, pois o trabalhos que entregamos à sociedade tem 100% de precisão, tendo em vista o impacto que há na vida das pessoas”, relatou Balbino. 

Para além da realização do exame propriamente dito, o LABBE realiza a custódia dos resultados, garantindo a manutenção do sigilo e confidencialidade das informações. Procedendo, se solicitado pelo MPPE, com a emissão de segundas vias dos laudos e esclarecimentos acerca dos procedimentos técnicos adotados.

Processo seletivo: Prefeitura de Caruaru abre 20 vagas de motoristas e 120 na saúde

A Prefeitura de Caruaru lançou mais uma seleção pública simplificada visando à contratação temporária de 20 motoristas, para preenchimento de vagas nas Secretarias Municipais de Administração e Educação.

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de janeiro. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, no site https://selecoes.caruaru.pe.gov.br. As inscrições serão feitas, através do endereço eletrônico já citado, ou presencialmente, das 8h às 16h na Secretaria de Administração (Praça Pedro de Souza, 30, Nossa Senhora das Dores, Caruaru-PE.

Saúde

A Prefeitura também lançou mais uma seleção pública simplificada visando à contratação temporária de 112 profissionais, para a Secretaria Municipal de Saúde, com a exigência de ensino superior.

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de janeiro. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, no site https://selecoes.caruaru.pe.gov.br. As inscrições serão feitas, através do endereço eletrônico já citado, ou presencialmente, das 8h às 16h na Secretaria de Administração (Praça Pedro de Souza, 30, Nossa Senhora das Dores, Caruaru-PE. (Fonte: Blog do Mário Flávio).

Reforma administrativa fica mais próxima nas gestões do PSB 

Faltando menos de nove meses para as eleições municipais, a Frente Popular terá que se reestruturar para manter a hegemonia do PSB em Pernambuco garantindo a vitória na capital pernambucana. Para chegar com chances de vitória, o PSB terá que manter a tropa unida e isso só será possível com a repactuação dos espaços tanto na prefeitura do Recife quanto no governo de Pernambuco.

Com a deflagração das especulações de que o MDB do deputado federal Raul Henry poderia assumir a secretaria de Educação do estado, integrantes da Frente Popular sinalizaram o desejo de que o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio atuem em conjunto na ampliação do espaço dos aliados nas gestões socialistas.

O MDB ocupa atualmente a secretaria de Segurança Cidadã no Recife, a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e a presidência do DETRAN no estado. Uma eventual indicação do partido para o comando da Educação obrigaria o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio a avaliar a entrega desses três órgãos a outros partidos, como o PP, o PSD e o Solidariedade, ou até mesmo o Republicanos do deputado federal Silvio Costa Filho, que pode ofertar seu tempo de televisão ao PSB em outubro.

Outro partido que pode integrar a Frente Popular em outubro é o PSL do deputado federal Luciano Bivar, que pode abdicar de ter uma candidatura própria no Recife para ofertar seu importante tempo de televisão à Frente Popular, e isso pode significar a garantia de algum espaço nas gestões socialistas. Diante do cenário de reestruturação da Frente Popular com vistas à eleição no Recife, a reforma administrativa deverá ser oficializada ainda este mês. (Fonte: Blog do Edmar Lyra)

Share

Os comentários estão desativados.