Parabólica – Sua Coluna Regional

Passira: Prefeitura precisa evitar acúmulo de cargos entre servidores e secretários municipais

Em defesa da lisura no serviço público, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à prefeita de Passira, Renya Medeiros da Silva, que siga os princípios constitucionais administrativos e evite o acúmulo inconstitucional de cargos públicos entre servidores e secretários municipais. Ela também deve instaurar os devidos processos disciplinares administrativos contra cada um dos servidores/secretários envolvidos em casos do tipo, o que poderá resultar na demissão/cassação de aposentadoria.

A prefeita também precisa se abster de nomear novos servidores/secretários em cumulação ilegal de cargos ou fora das condições excepcionais aqui previstas, devendo no ato da posse o servidor/secretário assinar declarar que não acumula cargos, funções ou empregos públicos.

“Caso o servidor/secretário público municipal não queira optar pelo vínculo de seu interesse, ele deve ser imediatamente exonerado, comunicando-se o processo ao Ministério Público de Pernambuco”, salientou o promotor de Justiça Fabiano Beltrão.

A Prefeitura tem o prazo de 60 dias para apresentar ao MPPE as providências adotadas. O não cumprimento da recomendação, bem como a cumulação ilegal e incompatível de novos servidores ensejará a adoção das medidas judiciais pertinentes a sua implementação.

Lula Cabral é recebido por Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas

O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu o prefeito do Cabo, Lula Cabral (PSB) que deverá voltar ao comando do município após decisão de suspender a prorrogação cautelar feita pelo ministro do STF, Dias Toffoli. Lula Cabral estava preso após a acusação de desviar mais de R$ 92,5 milhões do fundo previdenciário da prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.

Lula Cabral continua usando a tornozeleira eletrônica. De acordo com o advogado do socialista, ele deve permanecer usando o equipamento, mas que vai entrar com um pedido para suspender a utilização.

O encontro entre o governador e o prefeito registrado nas redes sociais por Lula Cabral e pela deputada estadual Fabíola Cabral (PP), filha do gestor, que participou da reunião. Também esteve presente o secretário-chefe da Casa Civil, José Neto.

Em publicação no seu perfil no Instagram, Lula Cabral disse que o encontro foi “bastante produtivo”. “Apresentamos algumas das principais demandas do Cabo e ressaltamos a importância de discutir novos investimentos para nossa cidade”, disse o prefeito. (Fonte: Portal de Prefeitura)

Raul Henry ganha incentivo para disputar a PCR em 2020

No exercício do terceiro mandato como deputado federal, tendo sido antes deputado estadual por dois mandatos, vice-prefeito e vice-governador, Raul Henry disputou a prefeitura do Recife pela primeira vez em 2008 e se configurou na grande sensação daquele pleito. Em 2012 quando tinha boas condições de disputa, abdicou do projeto em prol de Geraldo Julio, que sagrou-se vitorioso.

Passados oito anos de gestão do atual prefeito, o nome do deputado federal Raul Henry surge novamente como uma possibilidade nas eleições de 2020. O parlamentar tem sido incentivado pelo principal opositor do PSB em Pernambuco, o senador Fernando Bezerra Coelho, a disputar novamente a prefeitura do Recife pelo MDB.

Ontem foi a vez do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, de defender publicamente a pré-candidatura de Raul Henry ao anunciar a filiação ao MDB. O partido que detém agora cinco quadros importantes, está animado para ser protagonista nas eleições de 2020 e para que o partido tenha êxito na empreitada, é preciso se apresentar na principal prefeitura que é Recife.

O deputado federal Raul Henry está sendo convocado pelos senadores Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho, pelo deputado estadual Tony Gel e pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, a liderar um projeto para o Recife. Pelo trânsito que possui na política, admitindo publicamente a sua pré-candidatura, Henry terá plenas condições de atrair tanto partidos governistas quanto partidos oposicionistas para se colocar como alternativa em 2020. (Fonte: Edmar Lyra)

Morre Luiz Lacerda, ex-presidente do Central

Faleceu na tarde desta terça-feira (15) o empresário Luiz Lacerda. Ele tinha 94 anos e estava no apartamento dele no Recife. Seu Luiz era pai da ex-deputada Miriam Lacerda, esposa do deputado Tony Gel. Lacerda era um homem de negócios bem-sucedidos no atacado e na área de comunicação, com a criação das Rádios Liberdade AM e FM.

Apaixonado pelo Central, recebeu uma grande homenagem em vida emprestando seu nome ao estádio do clube. A família vai informar ainda hoje o local do velório e sepultamento.

Deputado Thulio Gadelha recebe lideranças de Camocim de São Félix

Bisneto de Senhorzinho Cabral, primeiro prefeito de Camocim de São Félix após a redemocratização, o Deputado Federal Tulio Gadelha recebeu nesta terça-feira a vereadora Dra Ivanize Fonseca e o pároco do município Frei Dárcio em seu gabinete na capital federal.
Na oportunidade, além de discutirem algumas demandas do município, pautaram também a conjuntura política local para o pleito de 2020, que parece animar a vereadora.
O deputado se dispôs a incentivar uma possível candidatura ligada a Ivanize, tendo em vista o histórico de competência da vereadora.
Ivanize é defensora de pautas em comum com o Deputado, é símbolo de empoderamento feminino e determinação.
Salienta-se ainda, o fato da vereadora ser esposa do vice-prefeito do município, Sóstenes Rubano, que tem o nome cogitado para a disputa da prefeitura de Camocim de São Félix em 2020.

Share