“Para esse ano posso adiantar que até fevereiro seremos Polo de uma das melhores faculdades a distância”

O fundador do Smart Fluent conversou com nossa equipe e trouxe um pouco da sua história e seus projetos.

Pierre Pessôa, 37 anos, é bezerrense e vem conquistando a confiança e admiração dos seus conterrâneos. Fundador do curso de idiomas Smart Fluent e da Deu Fome Delivery, Pierre conta que vem de uma família simples e cheia de complexidades, como em quase todas as famílias do Brasil. Filho de um funcionário público e de uma dona de casa, nosso entrevistado fala da sua experiência como professor, empresário e agora também palestrante, onde ele revelará os próximos passos das suas empresas, bem como, uma grande novidade para Bezerros.

Bezerros Hoje (BH): Você sempre teve essa veia empreendedorística ou descobriu com o tempo?

Pierre Pessôa (PP): Acredito que as duas coisas. Comecei a trabalhar muito cedo, ainda na pré-adolescência. Aprendi a fazer de tudo um pouco, desde vendedor de picolé, passando por representante de confecções até professor e palestrante. Sempre dando o meu melhor e o principal: começando a fazer mesmo reconhecendo que havia muito a aprender.

BH: Como assim? Explique melhor.

PP: Temos a falsa impressão que, para iniciar algum projeto, precisamos ter o total conhecimento técnico e financeiro. Obviamente que ter o mínimo de preparo é fundamental para alcançar o sucesso, contudo, no fundo, nunca nos sentiremos preparados para iniciar um novo projeto. Com o Smart Fluent não foi diferente. Quando iniciei as primeiras aulas não tinha a experiência e conhecimentos necessários para iniciar um curso de idiomas, muito menos a parte financeira, porém, não hesitei em iniciar as primeiras aulas no menor compartimento da minha casa com 4 alunos.

BH: Acompanhando seu crescimento no seu curso de idiomas, tenho a impressão que as coisas sempre foram favoráveis para você.

PP: Acredito que em parte isso é verdade. Leandro Karnal costuma dizer: “sorte é o nome que o preguiçoso dá ao esforço que ele não fez”. Precisei trabalhar duro, estudar muito, me reinventar e ousar para avançar. Nunca foi fácil, nem será, contudo, as coisas ficam mais fáceis quando nós acreditamos no nosso potencial e buscamos fazer a coisa acontecer. Depois de 12 anos de Smart Fluent, hoje estamos passando por um momento de mudança e recomeço, a adrenalina de empreender sempre nos acompanha, mas tenho consciência que mudanças são sempre bem-vindas. Contudo, preciso e quero deixar claro que tudo que conquistei foi fruto da dedicação da minha família, amigos e principalmente da minha equipe.

BH: Quais mudanças podemos esperar?

PP: Estamos reformulando tanto a parte pedagógica, nosso material didático, como também nossa metodologia e quadro de professores. Depois de Bezerros, Sairé e Bonito, abriremos novas unidades do Smart, iniciando por nosso Pernambuco. Possivelmente estaremos prontos para iniciar em 2021 o SEI BEM – Sistema de Ensino Integral Bilíngue em Metodologia – que será uma escola voltada para alunos do fundamental 1, integral e em sistema bilíngue, com logística menos “concretada” e mais próximo ao que nos faz humanos. Estará em primeiro plano disciplinas como Cidadania e Criatividade. Abordaremos: Educação Moral, Música, Arte, Tecnologia, Empreendedorismo e Ciência Doméstica. Seguiremos por modelos os melhores sistemas educacionais do mundo – Finlândia, Japão, Coreia do Sul e Canadá. Nosso “segredo” estará na metodologia e os recursos socioculturais, incentivando as artes, música, esporte e muita leitura. Contudo, isso é projeto para 2021. Para esse ano posso adiantar que até fevereiro seremos Polo de uma das melhores faculdades a distância, a Faculdade Cruzeiro do Sul EAD.

BH: Fale um pouco mais sobre a Faculdade Cruzeiro do Sul.

PP: A Cruzeiro do Sul Virtual iniciou suas atividades em 2001, como NEAD (Núcleo de Educação a Distância) com o objetivo de promover o uso das tecnologias de informação e de comunicação no Ensino Superior, estimulando, assim, a pesquisa e o desenvolvimento neste segmento. A atuação do NEAD ocorreu até 2005. Em 2006 e 2007, com o início da implantação da semipresencialidade nessa instituição, o uso das tecnologias de informação e de comunicação no Ensino Superior tornou-se cada vez mais frequente.
Hoje a Cruzeiro do Sul tem mais de 900 polos. Nossas unidades de Bezerros e Bonito serão, respectivamente, polos EAD da Cruzeiro do Sul em 2020.

Pierre Pessôa ainda disponibilizou seu site para quem quiser acompanhar seus trabalhos:
https://pierre-pessoa7.webnode.com/

Share