Papangus reverenciam Copa do Mundo e apresentam mensagem crítica

20140303-091238.jpg

O carnaval de Pernambuco cedeu espaço nesse domingo para a Folia dos Papangus. Milhares de pessoas se revezaram no ritmo frenético do sobe e desce das ladeiras da cidade de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, para o tradicional desfile dos mascarados. Uma festa de cores que esse ano teve como predominância o verde e amarelo, para lembrar a Copa do Brasil em 2014.

Foi o caso do grupo que frequenta a Casa dos Bruxos. La se vao nove anos desde a primeira formação e cada ano, a paixão pelo frevo aumenta, esse ano se misturando com o futebol. Os bruxos vestiram roupas com as cores da nossa seleção, mas com bandeiras dos 32 paises que irão disputar o mundial de 2014, como explica dona Fatima Lacerda, uma das fundadoras do grupo.

“Em ano de Copa no Brasil nao poderíamos deixar de fazer menção ao assunto, por isso, decidimos que os bruxos viriam de verde e amarelo, mas de uma certa forma, lembrando a todas as seleções”, disse. A imaginação e uma das marcas do desfile dos papanguns, quando o que mais interessa e passar o recado.

Foi o caso do senhor Osvaldo Jose. Ele aproveitou para abordar a politica e trouxe a tona o polemico presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. A peca fazia menção a atuação do ministro no STF e tinha um nome bem sugestivo. “Escolhemos o nome de ‘O Rei da Justica’ por tudo o que ele vem fazendo com a nossa politica, nada mais justo que prestar essa homenagem”, garantiu.

Ainda na área da politica houve uma proliferação de Mascaras do “V” da Vinganca, muito utilizada nos protestos espalhados pelo Brasil a fora. A musica também serviu de mote para os desfiles. O casal Ana Celia e Wagner Roberto se vestiu com roupas que lembravam o grupo Kiss, mas o repertorio era bem brasileiro e um radinho preso a guitarra tocava as melodias mais criticas de Cazuza.

Na democracia do carnaval houve espaço ainda para o forro, que se misturava ao frevo. Houve quem caísse no passo dos dois ritmos e ainda posasse para as imagens das lentes de fotógrafos profissionais de amadores, todos com o intuito de imortalizar mais um ano da folia do papangu.

A criatividade chegou ate as telas do cinema, com mascarados lembrando o emblemático personagem Coringa, bem ao estilo do saudoso Heath Ledger, ultimo a ator a encenar um dos maiores vilões do quadrinhos. Herois também foram muitos no desfile, entre eles Thor e o Homem de Ferro, que vieram direto da Saga Vingadores para desfilar nas ruas de Bezerros.

O desfile dos papangus seguiu durante todo o dia, mantendo viva a tradição de uma festa centenária consolidada no calendário oficial do carnaval e mostrando que no domingo de momo a capital do frevo e em Bezerros.

Blog do Mário Flávio

Share

Deixe uma resposta