Os Bastidores da Política de Bezerros

ÚLTIMA DO ANO

Chegamos a última coluna política do ano,EXCEPCIONALMENTE nesta segunda-feira, 31 de dezembro.

O ano foi bastante movimentado no cenário político com uma eleição mais voltada para o cenário presidencial que local. Mesmo assim a disputada para Deputado Estadual nos mostrou possíveis cenários visando as eleições municipais 2020.

As votações do deputado Waldemar Borges e Danilo Cabral para estadual e federal, respectivamente, reforçam a influência da máquina municipal no processo eleitoral. Numa eleição municipal ela desequilibra o jogo democrático, mas  não garante o sucesso do candidato que a representa.

Surgiu no município o grupo Direita Bezerros com a finalidade de apoio ao presidente eleito Bolsonaro. Observa -se certa mobilização pós-eleições no sentido que a militância política mire a sucessão municipal. O desempenho do presidente eleito será preponderante nesse contexto municipal, onde o Fernando Haddad, mesmo derrotado, foi fragarosame votado.

Os candidatos a estadual da terra Gabeira, Lucielle, Neguinho e Mikhail obtiveram 9 mil votos.

FORTE NOME

Majoritário na disputa de deputado estadual no município, o vereador Gabeira ver o seu nome cada vez mais contado para liderar uma frente de oposição visando a disputa da prefeitura.  No cenário de hoje, ele teria como adversário o atual vice-prefeito, Breno Borba, candidato natural a sucessão do prefeito Branquinho. A eleição para presidente da Câmara de Vereadores, biênio 2019/2020, lhes deu as condições políticas que faltava no município e a conquista de aliados a nível de estado, como o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto e Medeiros, e o federal reeleito, Felipe Carreras, mostram a sua incontestável lideranca  política.

A APOSTA

Ainda no processo eleitoral tivemos a surpresa do nome Lucielle Lauretino, que surge como a mais recente revelação política no cenário local. Caso o seu candidato a governador, Armando Monteiro,  tivesse logrado êxito, seria, sem dúvida, o nome do governo do Estado para a disputa da prefeitura.  Era a aposta do ex-ministro da Educação Mendonça Filho, que tambem não  logrou êxito na disputa para o Senado e viu o insucesso do filho Vinicius para federal e da irmã Andreia para estadual.  Lucielle, no entanto, continua demonstrando que tem seu nome colocado no cenário. Terá  cadeira cativa na Câmara, caso venha a disputar uma vaga no legislativo municipal.

CÂMARA JOVEM

Bezerros passará a contar com mais 15 vereadores em 2019. Calma! Trata-se de uma importante iniciativa da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores que deve provocar a politização de muitos jovens de Bezerros. A ideia é instituir através de um projeto de lei a formação de um parlamento jovem com eleições através das escolas. Os 15 vereadores jovens além de acompanhar os trabalhos do legislativo, se reunirá  uma vez no mês  para propor indicações e projetos de leis. As proposições serão posteriormente analisadas pela Câmara de Vereadores que poderá  por a matéria em pauta nas votações oficiais. O novo presidente eleito, o vereador Gabeira,  já mandou providenciar o projeto que deve ser apresentado no início do novo ano.

ATÉ O FIM

O governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara,  revelou essa semana os nomes do secretariado estadual, o que pois fim a especulação de que o prefeito de Bezerros,  Branquinho, renunciaria para assumir uma pasta no seu segundo mandato. A classe política de Bezerros sabe que o prefeito foi para reeleição se sacrificando em nome da unidade do grupo que o elegeu em 2012. Mandato esse que tem sido de muito dissabores provocados pela crise que o país enfrenta. A renúncia do prefeito seria algo danoso a sua história política. Atitude sempre considerada por esta coluna como fora de cogitação

CURTAS

Bezerros precisa repensar suas festividades de Natal e final de ano. Algo que agregue valor a cultura e principalmente ao comércio da cidade.

O advogado Paulo Alves deixou o PSB e deve assumir um novo partido ao longo do novo ano.

A Compesa agiu corretamente ao mandar analisar a qualidade da água distribuída para a população de Bezerros.

As imagens divulgadas da depredação do Rio Sirinhaém levantaram preocupações quanto a potabilidade da água distribuída.

O empresário Pierre Pessoa do grupo Smart Company também coloca o seu nome no processo político eleitoral para 2020.

Share

Os comentários estão desativados.