Nota da Agricultura explicaria dispensa de licitação no setor de abastecimento d’ água

Uma nota explicativa, que seria de autoria da pasta da Agricultura de Bezerros, circula nas redes sociais sobre uma dispensa de licitação em nome de uma empresa de Turismo e Transporte para a prestação de serviço na distribuição d’agua, através de caminhões pipas no município de Bezerros. A redação entrou em contato com a titular da pasta, a secretária Thais Santos, para atestar ou não a veracidade do conteúdo disseminado nas redes sociais e aguarda confirmação.

“Pessoal, boa noite!

Vim aqui tentar esclarecer alguns fatos que foram mencionados em relação a pasta a qual estou desenvolvendo um trabalho de coordenação do abastecimento rural do município.

Pois bem, a licitação emergencial foi realizada devido o período de estiagem do município, tendo em vista que temos uma grande e extensa zona rural onde já foram realizados mais de 930 pedidos de abastecimento. E isso não equivale a um terço da população da zona rural, onde temos pessoas vivendo com 2 latas d’agua por dia. Muitas casas tem recém nascidos, deficientes, acamados, idosos e famílias em sua totalidade que necessitam de água para sobreviver, não podíamos esperar a licitação geral, temos que abastecer essas residências todos os meses. Existem cisternas que atendem diversas famílias que abastecemos mais de uma vez ao mês – algumas todas as semanas – existe um planejamento na secretaria para atendermos a todos da zona rural com a maior velocidade possível e menor burocracia.
A licitação emergencial foi cotada com empresas das redondezas e da cidade, mas as documentações não atendiam aos requisitos exigidos por lei. Lembrando que a associação dos pipeiros que Seu Jailson está à frente, encontra-se com a empresa em processo de organização do CNPJ, o jurídico da empresa estava resolvendo. No entanto, não podíamos esperar! Temos a ajuda com abastecimento de água do exército com a água de beber, mas além de não atender todas as localidades estão parados sem abastecer Bezerros e região, devido ao repasse do governo federal que não está chegando. Mesmo com a ajuda que se tinha, tem pontos que são quilômetros para o morador ir buscar na casa de outra pessoa, e a cisterna que o exército abastece não podemos abastecer, pois são pontos específicos para água pronta para o consumo, portanto águas diferentes.

Abastecemos localidades distantes como Sítio Alegre, Cabugi, Ramada, Juá, Pedra Miúda, Mundo Novo entre outros.
Pessoas que não estavam recebendo água da prefeitura há meses – algumas há mais de 1 ano.

Não fizemos nada ilegal, a empresa anterior tbm não era da cidade. Não é fácil encontrar uma empresa toda organizada e com carros organizados, com um preço que a prefeitura possa pagar.

O valor que foi licitado não é um valor que será gasto se NÃO HOUVER a necessidade da entrega da água. Pois, além de levarmos a água, orientamos sobre o uso e racionalização. Estamos fazendo fiscalizações pontuais que são necessárias para sermos eficientes em nosso trabalho, pois pagamos – leia aqui toda a sociedade – além da água que compramos para cada caminhão, também a viagem, e não é toda empresa que cobra um valor acessível. Lembrando que o combustível e o pipeiro é por conta da empresa.

Mas caso ainda haja duvidas, vocês também podem passar em nossa secretaria para mais informações, saber a quantidade de água entregue, localidades e os valores que são pagos para empresa.

E sim, muitos pipeiros da associação de seu Jailson prestam serviço para compesa, abastecendo os prédios públicos – postos de saúde, casa de acolhimento, banheiros públicos e etc – da cidade que necessitam do fornecimento de água e pagamos por esse abastecimento, então os pipeiros da associação são beneficiados igualmente com oportunidades.

Enfim, esse é apenas um breve esclarecimento.

Em menos de 2 meses, abastecemos 702 pedidos, incluindo as cisternas comunitárias. Estou me esforçando ao máximo para tornar o abastecimento algo corriqueiro na vida do nosso povo da zona rural que, por muito tempo, foi esquecido por inúmeras razões. A água está chegando e vai continuar!

Boa noite e estou aqui para o que precisar”.

Share