Mais EDUCAÇÃO com a Educação, por gentileza! 

Um acontecimento recentes em nossa cidade merece uma certa reflexão de como estamos caminhando mal e algo é extremamente necessário e urgente de ser feito para que as coisas não tomem rumos piores com o passar do tempo. 

O primeiro deles foi a atitude grosseira da gestora do Colégio Municipal Desembargador Felismino Guedes, que durante a aplicação de uma prova numa turma do 9° ano, rasgou as provas elaboradas pelo professor diante de toda a turma e do mesmo, porque não concordava que a prova viesse a ser feita em dupla. Um ato repudiante como este não corresponde em nada com o papel de um gestor de educação, simboliza antes de tudo um total desrespeito com o árduo trabalho de um profissional da educação e fere amplamente todos os princípios educacionais, bem como o processo ensino-aprendizagem, que segundo nossa LDB e o PNE (Plano Nacional da Educação) deve ser mediado pelos atores diretamente envolvidos, neste caso: o professor e o aluno. 

Vale salientar que o professor tem autonomia para diagnosticar as fragilidades e potencialidades de seus alunos, bem como de poder decidir e acordar com os mesmos o tipo de avaliação a ser aplicada, uma vez que passa por ele o direto contato e o diagnóstico da turma. Essa atitude da gestora é um ato de violência simbólica direta aos mestres da educação e uma total desvalorização e desmerecimento dos agentes envolvidos. Atitudes como estas não cabem mais em um mundo moderno que necessita de mais plasticidade em suas relações e mais dinamismo para avançarmos cada vez mais. O tempo da escolástica e do autoritarismo já passou, mas ainda temos resquícios que precisam ser tratados. 

Cabe agora aguardar os dias e torcer para que as arbitrariedades sejam devidamente tratadas, uma vez que a gestão já está ciente do acontecido. 

Mikhail Gorbachiov é Cientista Social pela UFPE

Último artigo publicado:Galera… Amanhã é dia de vocês prestarem o exame, que possibilita o ingresso a universidade.

Entre em contato com Mikhail Gorbachiov pelo WhatSapp (81) 99428-4091

Share