Mais de 4 mil abordagens em Bezerros, diz o Estado

Número de abordagem foi mais rigoroso que em Caruaru.

Em um balanço parcial, o Estado confirma que foram mais de 14 mil abordagens durante a quarentena de combate à COVID-19 em Bezerros e Caruaru e que não houve a necessidade da condução coercitiva para a delegacia. Proporcionalmentede a ação em Bezerros (4 mil abordagens) foi mais dura que no município vizinho, que tem seis vezes mais o número populacional.

De acordo com Antônio de Pádua, Secretário de Ação de Defesa Social, o planejamento da quarentena mais rígida nos municípios de Bezerros e Caruaru foi realizado com uma semana de antecedência. Na ocasião, foram identificados os pontos de maior vulnerabilidade.

“A gente tinha conhecimento que havia uma grande aglomeração de pessoas, principalmente nos centros das cidades e nas feiras. Então, foram destacados mais de 360 policiais para trabalhar diariamente nesses dois municípios para que a gente pudesse diminuir a quantidade de pessoas circulando”, explicou o secretário de Defesa Social.

A população aderiu à determinação do governo para permanecer em casa, conforme avaliou Antônio de Pádua. Ele informou que o isolamento social superou o índice de 50% em Caruaru. “Tivemos um aumento também significativo em Bezerros e o apoio das prefeituras, fazendo essa conscientização da população”, destacou.

O decreto mais rigoroso está programado para seguir até o domingo (5). No entanto, o Governo de Pernambuco está avaliando os impactos da operação e aguarda os dados da Secretaria Estadual de Saúde. A expectativa do secretário de Defesa Social é de que as restrições sejam reduzidas após a data. “Mas estamos preparados também se, por acaso, tivermos alguma orientação diferente para dar continuidade à operação e, se for o caso, ampliar as restrições”, completou.

Da redação com informações do G1

Share