INTERVENÇÕES MUDAM CENÁRIO DE MATADOURO PÚBLICO DE BEZERROS, QUE PASSA A GERAR DIVISAS PARA O MUNICÍPIO

JPF_3723AJPF_3727utuado  pela ADAGRO (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária) por diversas irregularidades nos últimos anos, o Matadouro Público de Bezerros começa a  virá a página do abandono. As intervenções, sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura, atendem a DSC00773maioria das demandas propostas pelo órgão de controle, é o que informa  o secretário de Agricultura Erotides Bonifácio, o Neto de Valmir. “A situação que encontramos era de total abandono. As pessoas trabalhavam na informalidade, sem qualquer vínculo com o município. Hoje, elas foram contratadas e receberam fardamento adequado”, destaca.

O secretário informou que a arrecadação no setor passou a gerar quase 30 mil reais/mês aos cofres públicos, recursos que  não eram contabilizados anteriormente.  Neto diz fazer planos com a geração de receitas, como a compra de tratores para os trabalhos rurais e veículos. Ele lamenta a deficiência da pasta nesse sentido. Um galpão será construído ao lado da secretaria, justamente para guardar a frota que pretende adquirir.

A estrutura física do matadouro público passou por importantes intervenções. “Tudo o que estamos fazendo é para cumprir as normas da Adagro, através de um laudo expedido por eles”, disse.   Neto explicou que a matança acontecia de forma bruta pela simples falta de reposição de um equipamento, a chamada  pistola de abate. Entre os reparos, destaca a recuperação do curral, aquisição de ganchos, reforma nas instalações hidráulicas e elétricas e do acesso local.

O matadouro público de Bezerros abate semanalmente cerca de 100 animais e passou a contar com mais um veterinário, informou o secretário. São 23 o total de profissionais envolvidos nos trabalhos do matadouro, que está situado no Distrito Industrial.

 

Share

Leave a Reply