FOGO CRUZADO – POR INALDO SAMPAIO

Coluna Fogo Cruzado – 20 de outubro de 2018

O PSB de Pernambuco reuniu ontem os seus prefeitos em Gravatá para pedir-lhe mais empenho na campanha de Fernando Haddad à Presidência da República. Com isto, o PSB está cumprindo o compromisso assumido com os petistas ainda no primeiro: o PT “rifaria” a candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco e, em troca, o PSB “rifaria” a candidatura de Márcio Lacerda ao Governo de Minas. Cada qual fez um gol nesse jogo. O PSB reelegeu Paulo Câmara, algo que talvez não conseguisse sem o apoio do PT, e os petistas garantiram a reeleição do senador Humberto Costa, algo que também não ocorreria se ele não tivesse sido candidato pela Frente Popular. A reunião com os prefeitos foi apenas para “cumprir tabela”, já que eles nada poderão fazer para evitar a derrota de Haddad. Já deram seu sangue para reeleger o atual governador e agora vão cuidar das eleições de 2020 que é muito mais negócio. Afinal, de que adiantará pedir votos para um candidato a presidente da República que está 20 pontos percentuais abaixo do seu oponente, Jair Bolsonaro? Nem os prefeitos vão perder tempo com isto e nem os eleitores seguem orientação de prefeito em eleição presidencial.

E se Patrícia quiser ser candidata?

Até prova em contrário, não passa pela cabeça da delegada Patrícia Domingues trocar a Polícia Civil pela carreira política. Mas se ela decidir se candidatar a vereadora pelo Recife em 2020, poderá repetir o fenômeno Gleide Ângelo, que se elegeu deputada estadual pelo PSB com mais de 400 mil votos.

Perda de tempo – A essa altura do 2º turno, não adianta mais o PT mostrar aos brasileiros quem é Jair Bolsonaro: saudosista do golpe militar de 64, defensor da tortura para arrancar confissões e fã de um torturador condenado pela Justiça: o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, falecido em 2015. Mais de 50 milhões de brasileiros querem Bolsonaro na Presidência da República. E ponto final.

Manifesto – O presidente da Adufepe, professor Edeson Siqueira, entregou ontem a Fernando Haddad (PT), no RJ, manifesto de apoio subscrito por professores de todas as Universidades de Pernambuco. Eles defendem também mais recursos para as universidades públicas.

Encerramento – Haddad (PT) escolheu o Recife para encerrar sua campanha eleitoral, na próxima quinta-feira, confiando na força da Frente Popular. Afinal, foi em Pernambuco que ele realizou os dois maiores atos de sua campanha, um em Recife e outro em Petrolina.

Ao penta – O deputado estadual eleito José Queiroz (PDT), que já foi quatro vezes prefeito de Caruaru, está se animando para ir ao penta. Se houver acordo com o deputado reeleito Tony Gel (MDB), que indicaria o vice, ele toparia concorrer.

Repeteco – Se as pesquisas estiveram certas, Bolsonaro vai ganhar de novo em todas as regiões do Brasil, exceto no Nordeste, onde o PT reelegeu três governadores (PI, CE e BA) e poderá eleger um quarto: Fátima Bezerra (RN). Na região Haddad tem ainda o apoio dos governadores de PE, AL, PB e MA.

Décimo garantido – Como á receita de impostos em Pernambuco, especialmente o ICMS, o 13º salário dos servidores públicos estaduais está garantido e deverá ser pago junto com o salário de dezembro.

Gol de placa – O PSB terá feito um gol de placa de conseguir reeleger Márcio França para o governo de São Paulo, que automaticamente assumiria a liderança nacional do partido.

Boi manso – Do ex-prefeito de São José do Egito, Antonio Valadares (sem partido), sobre o 1º turno da eleição: “Votei em Armando (PTB) pra governador, mas ele é muito desanimado. Parece um boi manso. Candidato tem que animar a militância, ou, do contrário, não ganha a eleição”.

Share