O JETIVO DA FEIRA É ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E O PENSAMENTO CIÊNTIFICO, BUSCANDO OBTER SOLUÇÕES PARA OS DESAFIOS REAIS, CONECTANDO PRÁTICA COM APRENDIZAGEM DA SALA DE AULA.

Os alunos da Escola Municipal Cívico-Militar Nelson Castanha, localizada em nosso município, no bairro Encruzilhada de São João, estão participando, por meio da STEM, da “Feira Virtual InovaMente 2025”. O projeto apresentado tem como tema “Desenvolvimento e aplicação de medidor de TDS com Arduino para avaliação da qualidade da água em Encruzilhada de São João.”
A escassez e a irregularidade no abastecimento de água configuram-se como desafios socioambientais que afetam a qualidade de vida em muitas comunidades brasileiras. Nesse contexto, monitorar a qualidade da água é essencial para garantir o consumo seguro e sustentável desse recurso vital. O trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar um dispositivo de medição de sólidos totais dissolvidos (TDS) com base na plataforma Arduino Uno, possibilitando a avaliação da água consumida na comunidade de Encruzilhada de São João.
A metodologia envolveu a construção de um protótipo de baixo custo, a coleta de amostras de diferentes fontes e a análise dos dados obtidos.
Os resultados da pesquisa identificaram as fontes de água responsáveis pelo abastecimento da comunidade, bem como a qualidade da água consumida. O estudo evidencia a importância do uso de tecnologias acessíveis para o monitoramento hídrico e para a promoção da conscientização ambiental.

O projeto foi desenvolvido na etapa do Ensino Fundamental – Anos Finais, pelos alunos do 8º ano, Alisson Vitor de Assis Silva, Fabrícia Cecília Bernardo da Silva e Otavio Cesar Pinheiro da Silva, demonstrando o potencial dos estudantes em unir ciência, tecnologia e responsabilidade ambiental, orientado pela professora Maria Eduarda de Azevedo Carvalho.
O PROJETO PRECISA PASSAR POR UMA VOTAÇÃO, E VOCÊ PODE AJUDAR VOTANDO AO CLICAR AQUI. PARTICIPE!