EREM Cônego Alexandre Cavalcanti, um marco na educação bezerrense

Na história da educação de Bezerros, está obrigatoriamente inserido o nome da Escola de Referência no Ensino Médio Cônego Alexandre Cavalcanti, um educandário formador de cidadania, por onde já passaram centenas de grandes vultos da nossa história, e até hoje continua sendo uma referência para os discentes que dão seus passos para o futuro. Atualmente a EREM Cônego Alexandre Cavalcanti, é dirigida pela educadora Lucinda Torres e conta com 23 salas, sendo 12 salas de aulas e outras 09, onde estão distribuídos os departamentos da escola: salas de gestão, coordenação, professores, secretaria, grêmio, banda marcial (BAMCAC), cozinha, informática, biblioteca e ainda um auditório, quadra  esportiva,  um refeitório e uma pequena gruta, onde é possível  se fazer orações. Em seu amplo espaço físico ainda está visivelmente preservada uma arborização cinquentenária, que torna o ambiente bem mais aconchegante e belo.

Há dois anos a escola passou a ter aulas em regime integral, que conta com 150 alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, e mais 304 nos 3º, 8º e 9º anos do ensino fundamental regular, num total de 454 alunos, nos turnos da manhã e tarde; existem ainda dois educadores para 08 alunos portadores de necessidades especiais, inclusive com aulas em Libras, para deficientes auditivos. O corpo docente dispõe de 24 professores, sendo que 17 deles estão em regime de regência.  No âmbito dos esportes a escola está sempre conquistando troféus e medalhas em jogos escolares e recentemente o aluno José Josivaldo Mendes, do 2º ano B, integral, foi selecionado pelo intercâmbio Programa Ganhe o Mundo; a Banda Marcial Cônego Alexandre Cavalcanti (BAMCAC) tem sido destaque nos desfiles cívicos enquanto a
Semana da Química e da Matemática foi instituída e já teve alguns de seus trabalhos expostos na Conferência Estadual de Educação.

Este educandário foi incialmente denominado de Grupo Escolar Cônego Alexandre Cavalcanti, uma homenagem ao sacerdote que foi pároco por um longo período em Bezerros, e foi construído na gestão do então Prefeito, Romeu de Góes, que a edificou com muito esforço durante a vigência do seu mandato, e a sua esposa Carmem de Góes foi à primeira diretora, permanecendo por 25 anos a frente da gestão. O hino da escola foi feito por alunos do 2º ano do ensino médio em 2005, a partir de versos construídos pela então diretora Maria Aparecida Aleixo (Cida) e em sua gestão também foi escrito um livro contando a história do educandário. Em seu calendário estão fixadas participações em eventos cívicos, passeata da fraternidade, passeata natalina, jogos escolares, movimentos estudantis e ainda há a disponibilização do seu espaço para reuniões do Grupo de Apoio aos Alcoólicos  Anônimos; por algum tempo  também em seu espaço funcionou o Colégio Desembargador Felismino Guedes (Municipal). A participação e o apoio a instituições preocupadas com o saber, caráter pedagógico, ético e solidário rendeu honrarias como: Selo Escola Solidária e Certificado Escola Solidária, pela realização do Projeto Agasalhar, em 2005, ainda como Escola Estadual Cônego Alexandre Cavalcanti (EECAC).

Share