EM ENTREVISTA, BRANQUINHO SE DIZ FOCADO NA GERAÇÃO DE EMPREGOS

entrevista branquinho
Prefeito fez um balanço da gestão e focou os dois últimos anos na geração de empregos

O prefeito Branquinho (PSB) concedeu entrevista a rádio Bezerros FM nesta terça-feira (30), penúltimo dia do ano. A entrevista, retransmitida pelo bezerroshoje, foi dada ao programa Bezerros Comunidade, que tem Gláucia Oliveira e Roberto Silva como apresentadores.

Branquinho respondeu algumas indagações formuladas pela produção da emissora e parte dos ouvintes.

OUÇA O ÁUDIO DA ENTREVISTA  COM O PREFEITO BRANQUINHO; CLIQUE AQUI(ABSOLUTO SOM STÚDIO)

EMPREGOS

Iniciou sua fala abordando o tema que julga ser o xodó do seu governo,  a geração de empregos.”Tenho um sonho que é gerar dois mil empregos em Bezerros”, cravou o gestor, explicando que, só na sua gestão (até agora), quinhentos alvarás foram emitidos, o que já representaria cerca de mil empregos se levar em consideração duas carteiras assinadas para cada cadastro. Além da Indústria Herval, que deve gerar 450 empregos, o prefeito adiantou que duas novas indústrias começarão a se instalar em janeiro. Uma será de hidrantes e será edificada próximo ao presídio. A outra, a Resiplac, será de fabricação de placas solares. Todas contam com incentivo tanto do governo de Pernambuco  – que desapropriou os terrentos, quanto do município, que deu isenção de tributos como ISS e IPTU.  O prefeito fez suspense quanto a outra grande indústria que virá a Bezerros (já especulada pelo site), mas que pretende oficializá-la só em março. Explicou  que outros municípios poderiam entrar na brigar para sediá-la e por isso toda a precaução. Branquinho ainda comemorou a vinda a Bezerros de filiais de lojas conhecidas, como as Americana e Carmen Steffens. “Se o município não vivesse um momento positivo isso não seria possível”, enfatizou. Segundo ele, outras empresas do ramo do comercio já estão procurando por prédios em Bezerros.

ABASTECIMENTO

O prefeito informou que já foi dada a ordem de serviço para a transposição do rio Serinhaém, o que oportunizará mais produção de água da adutora de Brejão. Ele falou que a ampliação da ETA também está em andamento. Também já foi licitado o projeto para o abastecimento das comunidades de Encruzilhada e Sapucarana. A meta, segundo o gestor, é que a Compesa assuma os respectivos abastecimentos. Como medida de longo prazo, Branquinho citou a adutora do Agreste, que trará água da Transposição do Rio São Francisco até Gravatá. Através do seu pedido, disse ele, a Compesa iniciará outra frente de trabalho já a partir de Bezerros.

VIOLÊNCIA

Foram 35 assassinatos só este ano em Bezerros, informou a comunicadora Gláucia Oliveira  antes do prefeito começar a falar sobre o tema. Branquinho falou que se sente responsável por todos os temas relacionados ao município, embora não seja de responsabilidade direta. Explicou que estabeleceu o Pacto Pela Vida no município como forma de ajudar o governo estadual e que todas as demandas solicitadas foram atendidas, citando a instalação das Câmaras de Monitoramento e recuperação dos postos policias de Encruzilhada e Sapucarana. Veio aí a crítica mais efusiva ao governo estadual, já que a contrapartida do policiamento ostensivo não aconteceu. O prefeito ainda falou de uma viatura (Patrulha nos Bairros) para Encruzilhada e Sapucarana e lamentou sobre a de Serra Negra, que teria se acidentado e ainda não voltou à operação.

O prefeito falou que a criminalidade aumentou em todo o país. No caso do Estado, acredita na desmotivação da polícia, que teve horas extras e diárias cortados por conta da crise financeira que assola o país. Acredita ele que o novo governador Paulo Câmara deve repor tais incentivos. Paulo, disse o prefeito, fará a primeira reunião justamente para tratar do Pacto Pela Vida.

Voltando ao tema municipal, o prefeito garantiu que pretende fazer concursos nas Áreas do Trânsito e Guarda Municipal. “Pretendo deixar a Guarda com quarenta homens, pois assim teremos apoio do estado em vantagens”.

URBANISMO

O prefeito enumerou números relativos a reposição da iluminação pública. Explicou que é uma responsabilidade da Celpe até 31 de dezembro, mas que a sua gestão fez mais de setecentas reposições de lâmpadas tanto na zona rual quanto na cidade. Foram ainda colocadas mais de duzentas e trintas luminárias, o que ajudou a tirar trechos sem qualquer iluminação pública. Através da parceria com o estado falou  dos mais de 30 mil metros quadros de calçamento realizados e adiantou que,  a partir de março de 2015, inúmeras ruas serão beneficiadas em diversos bairros.

SAÚDE

O prefeito explicou que a UPA e a Unidade Mista serão prédios distintos. Contudo, os atendimentos de Urgência e Emergência da Unidade Mista passarão a ser realizados na UPA. Disse que haverá ampliação da Unidade Mista, que continuará com os atendimentos cirúrgicos e internamentos. A meta é que ela passe a ser um centro de partos regional, com uma logística contando com pediatras e obstetra. Os municípios parceiros entrariam com cota para custear a operação.

FUNCIONALISMO PÚBLICO

O prefeito informou que todos os aprovados no concurso para nível superior serão chamados em janeiro. A pendência se deu por conta da judicialização dessa parte do concurso. Sobre o pagamento de salários referente a folha de dezembro, Branquinho acredita que até a primeira quinzena de janeiro o município efetuará o pagamento. Ele se queixou de repasses em atraso e até incompletos por parte do Governo Federal. Mesmo com a crise, o prefeito lembrou que os  funcionários de contratos já não recebiam mais nada em novembro e que todos já receberam o 13º salário. Alertou que todos os contratos se encerram agora em dezembro e que pretende enxugar a folha, fazendo uma espécie de remanejamento nas pastas.

POLÍTICA

O prefeito encerrou a entrevista respondendo uma pergunta da radialista Gláucia Oliveira, sobre uma boato que rondou a cidade esta semana. A informação repassada entre populares dava conta que o gestor renunciaria o mandato para ocupar um importante cargo na gestão do governador Paulo Câmara. Em seu lugar, assumiria o vice-prefeito Breno Borba, o qual estava presente a entrevista, assim como o presidente da Câmara Nivaldo Santino(PSB). O prefeito respondeu que tem total confiança no seu vice-prefeito, mas que não tem o menor sentido a informação repercutida. Sobre as festividades, afirmou que muitos têm criticado pela não contratação de atrações de peso. Garantiu que se for depender de recursos públicos não se esperasse atrações de peso nem no carnaval. Desejou um feliz ano novo a todos e garantiu que a maioria quer que ele continue, o que o revigora para enfrentar os desafios do próximo ano.

AGORA, O BEZERROSHOJE QUE SABER DA SUA OPINIÃO;CLIQUE AQUI

 

Share

Leave a Reply