E você, quer correr no escuro?

Aos meus 15 anos de idade participei de minha primeira competição como corredor. Na ocasião fui convidado para integrar a equipe papa léguas nas competições das quais participávamos. Raramente ou quase nunca recebíamos incentivos por parte da prefeitura.
Passaram-se 15 anos e ao que me consta as coisas não avançaram muito.
No ano de 2016 formaram em nossa cidade o grupo corredores noturnos que aglutinava centenas de pessoas nas noites de terças e quintas feiras para percorrer ruas de nossa cidade correndo ou caminhando. Para além da importancia da saúde dos participantes, os corredores noturnos movimentavam e davam vida as nossas noites.
A atitude de Wilson e dos demais foi e é digna de aplausos infindos, mas parece que isso não despertou em nada a gestão municipal que disponibilizava apenas os guardas de trânsito para auxiliar nos percursos e nada mais.
Aquele movimento gritava por melhores condições para as praticas de corrida e pedestrianismo em nossa cidade. Era uma demanda que se apresentava e que urgia a necessidade de se despertar para sinalizar e iluminar melhor nossas vias (onde a maioria utiliza), bem como de se atentar para a viabilização de espaços para estas práticas. E o que foi feito? NADA!
Os corredores tiveram uma diminuição nas participações, mas resistem de forma brava. Grupos de ciclistas surgiram, mas são acometidos pelos mesmos problemas: escuridão total e desrespeito com o esporte, que alias em bezerros parece contemplar apenas as praticas tradicionais.
Skatistas não tem lugar pra rolar de skate. As vias locais escuras não são propicias aos que dela precisam para correr ou caminhar. E enquanto isso a prefeitura dorme no ponto há mais de uma década negligenciando uma reforma no parque poliesportivo.
Total desrespeito com nossos desportistas e uma acomodação da gestão municipal, que conta com 2 deputados bem votados aqui e um governador,mas prefere justificar tudo em cima de uma crise a se mover e correr atrás.
Finalizo parabenizando os próprios atletas que se unem e criam as próprias condições de realizar eventos e promover o esporte em nossa cidade e que fazem mais do que a própria gestão.

Mikhail Gorbachiov é Cientista Social pela UFPE

Último artigo publicado:Da indignação, do protesto e da necessidade de políticos comprometidos

Entre em contato com Mikhail Gorbachiov pelo WhatSapp (81) 99428-4091

Share