DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

A SUCESSÃO

imagesO cenário para 2016 começa a se desenhar com possibilidades mil. Nada pode ser descartado, até porque a arte da  política partidária é muito dinâmica. Mas vamos lá! Tentaremos agora passar o atual cenário: O prefeito Branquinho (PSB) sempre declarou não concorrer a reeleição, contudo, há quem acredite que essa decisão possa ser revista a depender justamente do desenrolar dos fatos. O ex-prefeito Marcone (licenciado do PT) nunca escondeu o desejo de que o seu filho, o atual vice-prefeito Breno Borba (PSB), vá para à disputa. Tanto o pai quanto o filho já teriam tido o aval de Branquinho para cuidar politicamente da sucessão. O desafio de ambos seria a manutenção do atual grupo político em torno desse projeto. O vice-prefeito Breno tem encarado o fato com muita serenidade, sempre se colocando como soldado do prefeito. Breno, aliás, prometeu cumprir o mandato ao lado do parceiro e nunca deu sinal de que a relação tivesse tido qualquer tipo de atrito. Nos bastidores, tem dito que o tempo não corre contra ele.

Os governistas também começam a especular nomes que podem vir a compor uma vice na chapa majoritária, como o empresário Paulo Alves e o atual secretário de Infraestrutura, Josevânio Miranda.

Na oposição o desafio seria agregar as várias dissidências existentes, motivo pelo qual só tende a fragilizá-la. Nomes como o do ex-vereador Neguinho de Israel (PPS), Dr. Carlinhos (PTB) e Bete de Dael (sem partido) enfrentariam dificuldades para a união dos palanques. Ainda na oposição, há movimento independente para que, através de uma agrupamento de partidos, se possa apresentar um nome capaz para agregar a oposição, além de buscar os dissidentes governistas. Especulamos que um possível convite do PMDB de Pernambuco ao ex-vereador e secretário de Saúde de Bezerros, Marco Pontes, atualmente secretário de saúde de Sairé, poderá acontecer. Há quem aposte em múltiplas candidaturas no campo oposicionista, o que seria altamente positivo para a candidatura governista.

Ainda por fora, há rumores sobre o surgimento de novos nomes, como o do empresário Alisson de Geninho, que se colocou como candidato a deputado estadual nas eleições passadas, mas acabou recuando do projeto por ter se apresentado tardiamente, quando as lideranças já estavam todas comprometidas. O empresário, vale salientar, sempre alimentou o desejo de entrar na vida política do município.

Como se ver, até 2016 tudo poderá acontecer.

MESA DIRETORA

downloadO atual presidente reeleito da Câmara, Nivaldo Santino (PSB), conduziu com muita tranquilidade o processo que acabou culminando na sua recondução à frente do legislativo para o biênio 2015/2016. É natural que toda eleição para a escolha da mesa diretora tenham outras articulações internas. O presidente declarou (após ter sido eleito por unanimidade) que das postulações  a do vereador Mi (PT) apresentou-se com reais condições de impedir a sua reeleição. Após perceber isso, Nivaldo caiu em campo e garantiu o apoio dos vereadores Elissandro (PCdoB) e Eugênio (PT), que teriam acordado em votar na chapa oposicionista. Acabou sendo eleito por unanimidade.

NA LUTA

O bezerroshoje está na luta com centenas de outros blog’s e sites pela aprovação da lei de incentivo as mídias independentes no estado. Nesta segunda, o veículo mais uma vez se fará representado na Assembleia Legislativa, quando a Comissão de Constituição e Justiça da Alepe fará a última reunião do ano. O objetivo é que a deputada Raquel Lira, presidente da comissão, apresente em tempo hábil o seu relatório favorável a lei que beneficia blogs e sites de Pernambuco.

SURPRESA

A eleição do vereador Romero na vice-presidência  da mesa diretora da Câmara foi a grande surpresa. Romero resolveu ser candidato porque quis marcar contraponto com secretário de saúde Anderson Torreão, com quem tem relações políticas estremecidas. O concorrente Elissandro Pedro (PCdoB) é tido como próximo do secretário e sua eleição representaria justamente um elo mais forte do secretário junto ao legislativo. Favoreceu a eleição de Romero a revolta de vereadores que apostavam na candidatura de Mi à presidência e que contavam com o voto do Elissandro, que foi candidato a vice-presidente na chapa a reeleição do presidente Nivaldo. Embora Nivaldo tenha sido eleito por unanimidade, Elissandro não logrou êxito. Os votos são dados a cada cargo mencionado e não na chapa completa.

CURTAS

>>>Os jovens que tiveram a oportunidade de serem recrutados pela Herval passam pelo desafio de está longe de casa. Mas quando retornarem terão, sem dúvida, um futuro promissor na empresa em Bezerros.

>>>O número de jovens no mundo da criminalidade é assustador em Bezerros. Quando não é por tráfico, o motivo está relacionado a roubos e furtos. A coisa está feia mesmo.

>>> Se a adutora que levará água para a empresa Herval chegar até Encruzilhada, como prometido, a comunidade virará uma triste página em relação ao descaso que foi relegado durante anos.

>>> A pintura da Igreja Matriz é necessária, mas poderia ter sido feita bem antes. A menos de 12 dias  para o natal e a igreja ainda não recebeu uma única lâmpada. O serviço de pintura ainda deve demorar alguns dias.

>>> E os bancos de Bezerros estão com a ‘muléstia dos cachorros’ na prestação de serviços. O Bradesco é campeão isolado, mas a CAIXA e Banco do Brasil não ficam muito distante. É deprimente ver o auto atendimento do Banco do Brasil ser encerrado às 18h.

>>> Bezerros tem ganhado importantes filiais de lojas nacionais. Isso representa mais competitividade e melhor atendimento no comercio da cidade. Perderá o trem da história aqueles que não avançam no sentido de tratar com dignidade  o cliente.

>>> Pernambuco será  o estado homenageado na mais absoluta efervescência do folclore brasileiro em Olímpia-SP, onde acontece o Festival Nacional de Folclore (FEFOL).  O grupo de danças bezerrense, Papanguarte será a capa do Festival Nacional de Folclore.

>>> Não se teve informações sobre qualquer interesse ou movimentação por parte do secretário de Saúde, Anderson Torreão, na eleição do vereador Elissandro (PCdoB) para compor a mesa diretora.

Share

Leave a Reply