DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO DA SEMANA

A DIFÍCIL TRANSFERÊNCIA

estadualfederalA transferência de votos é algo muito complicado, principalmente numa eleição proporcional. Como esperado, o grupo do prefeito Branquinho (PSB) fez majoritários os seus candidatos Waldemar Borges (estadual) e Danilo Cabral (federal), mas a votação esperada por algumas lideranças estavam bem valorizadas. Não contavam eles que mais de 55 % dos 46 mil eleitores de Bezerros se abstivessem, votassem nulo ou em branco. Como o desempenho dos candidatos da oposição ficou abaixo do esperado, a votação dos governistas acabou sendo positiva.

O prefeito Branquinho, aliás, comentava com a reportagem, na quinta-feira, que só esperava cinco mil votos, justamente pelas razões acima mencionadas.

PESQUISAS

As nossas pesquisas internas foram assertivas em partes nessa eleição. A votação dos candidatos proporcionais ficaram dentro do esperado. Os candidatos da Frente Popular, por exemplo, registravam 15% há quatro dia do pleito. Mais de 58% não sabiam ou não quiseram responder.

Para presidente em Bezerros, Marina Silva caiu de 34% para 26% e Dilma Roussef subiu de 41% para 58%, resultados que acabaram se confirmando nas urnas.

Para governador, a frente que esperávamos para Paulo Câmara era bem mais apertada (34 % a 38%). Erramos feio para senador, quando todos os levantamento davam João Paulo eleito senador em Bezerros.

Para Flávio Melo, diretor do site, algumas respostas podem ser datas em relação aos equívocos. Nenhum instituto de pesquisa em Pernambuco aferia tamanha diferença prol Paulo (68% em PE). Para o  senado, inclusive, os institutos ora davam João Paulo eleito, ora davam Fernando Bezerra. O fato de as pessoas não saberem em quem votar para senador (em Bezerros era de 45%) e ir votar no governador (apenas 26% não sabiam em Bezerros) com o mesmo santinho (cola) pode explicar o voto casado. Pesquisas apontaram que entre a quinta-feira e sexta-feira os eleitores se inclinaram bastante em votar para governador.

NO DISTRITO

O vereador Eugênio (PT) de Sapucarana garantiu uma expressiva votação para os seus candidatos. O deputado federal Pedro Eugênio foi majoritário com 458 votos e a deputada Raquel Lira obteve 426 votos. O candidato do prefeito, Danilo, somou 460 votos. O estadual do prefeito, Waldemar Borges, obteve a maioria com 434 e sagrou-se majoritário. Pedro Eugênio acabou não se elegendo deputado federal.

RBC EM CADEIA

Mais uma vez os veículos de comunicação de Bezerros se reúne para proporcionar aos bezerrenses uma grande cobertura das eleições 2014 no primeiro turno. A audiência uniu radiouvintes da Bezerros FM e internautas espalhados pelo país inteiro. O bezerroshoje foi representado pelo seu diretor Flávio Melo.

ABAIXO DA EXPECTATIVA

Os dois mil votos esperados por Sílvio Costa (federal) e Sílvio Costa Filho (estadual) não se confirmaram em Bezerros. Eles foram apoiados pela ex-prefeita Bete. Na certa, a alta abstenção e votos nulos e brancos também contribuíram para isso. Um reflexo também sentido nas eleições dos candidatos governistas. A sorte da ex-prefeita é que eles foram eleitos no estado.

CURTAS

>>>Um candidato da terra arrastaria muitos mais votos por gravidade. Esse é o sentimento que fica junto ao eleitorado em votar em candidatos da terra. Na cidade de Gravatá, o candidato a federal Rafael Prequé (PSB) levou mais de 7 mil votos. O Darita, também da terra, obteve mais de seis mil votos para estadual.

>>>Boa parte da votação obtida por Jarbas Vasconcelos(PMDB) em Bezerros para a Câmara Federal deve-se a história do ex-governador, bem votado em vários municípios pernambucanos.

>>>A Campanha da Frente Popular de Bezerros focou a mídia no candidato majoritário Paulo Câmara, que teve uma votação expressiva. Paulo acabou arrastando o senador Fernando Bezerra.

>>> O prefeito Branquinho (PSB) chega nos dois anos de administração em um cenário bastante diferente dos vividos pelo ex-prefeito Marcone e pela ex-prefeita Bete em épocas iguais.

>>> O bezerrense Wendel França, secretário de saúde de Floresta, está feliz da vida. Se articulou e conseguiu mais de 297 votos para o seu deputado federal, Caio Maniçoba PHS, filho da prefeita Rorró Maniçoba, que foi eleito para deputado federal numa chapinha de partidos pequenos.

Share

Leave a Reply