DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

NÃO, NÃO ESTAMOS BEM!

É alto o número de bezerrenses internados na rede estadual de saúde por Covid-19. Não é normal estarmos entre os primeiros municípios do Estado sendo o 30° mais populoso. O isolamento social e o quase lokdown imposto pelo Estado parece não ter ajudado muito Bezerros, que vive uma contaminação comunitária assustadora em meio a euforia de reabertura do comércio.

CONTROLE DA PANDEMIA

É preciso políticas públicas de combate à pandemia a nível de município para esse “novo normal”. Bezerros tem números que obrigaria o Estado a lançar mãos de medidas mais duras. Só não o faz porque o sistema de saúde está com certa folga. Contudo, com o relaxamento tudo poderá acontecer. O exemplo vem do município de Petrolina, no sertão, que recuou após ver a demanda por leitos de UTI aumentar na cidade.

Bezerros perde a não trabalhar o problema por cada localidade. Custa, por exemplo, informar qual bairro ou distrito há maior incidência de Covid-19? É evidente que isso ajuda a direcionar política de combate por cada região. Infelizmente, a transparência dos números em Bezerros virou algo assustador. Isso é fato, não fake news!

REABERTURA, SIM

A reabertura do comércio com os indicadores não favoráveis soa contraditório. Acontece que o caminho será mesmo o distanciamento social, pois o isolamento social de fato não aconteceu. O desafio é fazer valer às normas sanitárias e para isso se faz necessário uma fiscalização rigorosa. Aí é que está o problema!

SEM TRANSPARÊNCIA

Ao analisar os sites das prefeituras, o TCE não encontrou em Bezerros um dos principais ítens que diz respeito a gastos com a pandemia. O governo Breno não expôs no site dados de compras e aquisições para o combate à COVID-19. Cidades da região, como Caruaru e Bonito, não negaram a informação aos seus munícipes. O destaque maior vem da vizinha Gravatá, que atendeu 100% as normas do TCE e figura como um dos municípios mais transparentes de Pernambuco. Em Bezerros, dos nove itens pesquisados, três tiveram problemas e um foi inexistente. O governo não deu um piu!

NOS TRANQUILIZA

Nos tranquiliza apenas o fato de que a rede estadual de saúde não está estrangulada e continua recebendo os nossos pacientes. Se o governo do estado não estivesse empenhado no Combate à Convid-19, onde estaria boa parte dos 52 pacientes de Bezerros acometidos pela forma mais grave da Covid-19?

DISPUTA

Prefeito Breno caminha no centro da cidade com André Longo ( Secretário de Saúde do Estado), o deputado Waldemar Borges e a vice governadora Luciana Santos.

Os apoiadores do prefeito Breno Borba (PSB) segue confiante na reeleição, mesmo com o desgaste perceptível nas redes sociais. No meio político sabe-se que o prefeito fez o dever de casa, basta analisar os arranjos para a disputa de vereador. Também observa-se certa disputa para compor a chapa de vice-prefeito: Caca, Didiu da Laranja, Wendel França e Romero estão nas apostas.

CURTA

O presidente da Câmara de Vereadores, Gabeira (MDB), enviou ofício para o presidente da Assembléia Legislativa, Eriberto Medeiros, para que este intervenha junto ao governo do Estado no sentido do retorno do serviço de mototáxi. É um tema delicado devido ao compartilhamento do capacete.

A pré candidata a prefeita Lucielle Laurentino (DEM) esteve visitando Encruzilhada de São João onde ouviu populares e tomou nota das demandas da comunidade. Luciele aposta nas redes sociais para promover o debate sobre o município.

O pré candidato a prefeito Gabeira (MDB) deu uma recalchutada na comunicação nessa pré campanha nas redes sociais. O bate papo semanal passou a contar com a mediação do comunicador Máximo Neto.

O cenário da disputa este ano coloca Breno, Gabeira e Lucielle em um patamar de disputa onde os resultados são imprevisíveis. A coluna já destacou que o cenário oportuniza um amplo debate. O eleitorado está dispensando o FLA×FLU.

A pandemia da Covid-19 sacrificou a todos e não está sendo uma tarefa fácil para a nação. Mas gestores que tiveram pulso nas decisões ganharam reconhecimento da população.

Share

Os comentários estão desativados.