Dos Bastidores da Política de Bezerros

BOI DE PIRANHA

O prefeito Breno Borba acompanha o secretário de Saúde do Estado, André Longo, pelas ruas do centro, após reunião na prefeitura. Em Caruaru, a prefeita só soube da presença do secretário na cidade através da imprensa. Na comitiva, a vice governadora Luciana Santos (PCdoB) e o deputado estadual Waldemar Borges (PSB).

O prefeito Breno Borba (PSB) deveria ter repelido o achincalhamento proferido ao munícipio de Bezerros no cenário político estadual. Segundo o blog do Magno, o burburinho é que o munícipio de Bezerros serviu como “Boi de Piranha para o goveno Paulo Câmara justificar medidas mais restritivas no no combate à COVID-19 em Caruaru, sem ser acusado de perseguir politicamente a prefeita Raquel Lyra (PSDB).

Se o governo municipal acatou de pronto o decreto do Estado, deveria mostrar os seus dados técnicos, exigindo o merecido respeito ao munícipio. Motivo como esse desperta o sentimento de pouca importância política de Bezerros no cenário estadual. É vexatório!

UNILATERAL

A prefeita de Caruaru segue a determinação, mas contestou as medidas técnicas alegadas pelo governo de Pernambuco para impor o quase lokdown. Em um dos pontos, Raquel observou que a sua cidade não é uma ilha na região e disparou dizendo que a medida foi tomada de forma unilateral.

Em Bezerros, os adversários do prefeito Breno Borba reclamam de certa passividade do governo municipal diante das decisões impostas pelo governo Paulo Câmara.

DE FATO!

De fato, os números em cidades da região, como Gravatá, Vitória de Santo Antão, Palmares e Escada precionam mais o sistema de Saúde do Estado que o munícipio de Bezerros. Mesmo assim os dados são preocupantes, pois ocupamos o 16° lugar geral sendo o 30° município mais populoso de Pernambuco. Outro fato que mereceu destaque deve-se a ociosidade na ocupação dos leitos no hospital de Campanha de Bezerros, o que soa contraditório à opinião pública.

Boi de piranha é uma expressão popular brasileira. Essa expressão designa uma situação onde um bem menor e de pouco valor é sacrificado para que em troca outros bens mais valiosos não sofram dano. Também pode referir ao sacrifício de um indivíduo na tentativa de livrar outro indivíduo de alguma dificuldade. Wikipédia

DIFERENCIADO

O governo de Pernambuco enviou, neste final de semana, 50 ventiladores mecânicos para Petrolina. Parte dos 46 bezerrenses internados nos hospitais de Pernambuco poderiam está em Bezerros se o hospital de Campanha fosse mais equipados. Dos 46, 42 estão em leitos de enfermaria e apenas quatro em UTI’s! Falta esse olhar diferenciado para o município de Bezerros.

PEGA O POMBO!

Imagem Diário de Pernambuco

Qualquer pessoa que passa pela Praça Duque de Caxias, no centro, percebe que a população de pombos está descontrolada. A coluna já denunciou o fato já alguns anos, mas o fato não mereceu a devida atenção por parte das autoridades competentes. O apresentador do Bom Dia Pernambuco, da Globo NE, chamou a atenção durante transmissão ao vivo sobre matéria da Covid-19. A concentração dos animais também foi registrada pelo Diário de Pernambuco em materia tambem sobre o coronavírus. Muitos não sabem, mas os animais representam risco a saúde pública, pois podem ser transmissores de salmonelose, histoplasmose, ornitose e meningite. Há formas de controlar a população dos animais, sem a necessidade de sacrifício (ver aqui). É até irônico o município não resolver um problema a olhos vistos achar que vai controlar o inimigo invisível, no caso do coronavírus.

AS OPOSIÇÕES

Gabeira (MDB) e Luciele Laurentino (DEM) continuam polarizando no campo da oposiçao ao prefeito Breno Borba (PSB). As duas postulações tem provocado um amplo debate político dando ao eleitorado mais tranquilidade para posicionar-se. Pelo menos 2020 não será o ano onde o eleitorado reclamará da falta de opções como se viu em 2016. A eleição este ano será atípica por conta da pandemia e tudo poderá acontecer.

CURTAS

O hospital de Campanha de Bezerros anda ocioso porque só pacientes com sintomas mais leves permanecessem na unidade de saúde, que é de baixa complexidade.

A prefeitura respondeu sobre a especulação de fechamento do hospital de Campanha afirmando que, “por enquanto, permanecerá aberto”.

Em relação a Covid-19, a situação do município só é mais confortável porque a rede estadual de saúde não está estrangulada e continua recebendo os pacientes mais graves do município.

Obsevando os índices de isolamento social, pode-se dizer que “isolamento” praticamente não existiu nessa quarentena. Talvez se trabalhasse melhor o distanciamento social, respeitando o uso de máscaras e álcool em gel se conviveria melhor com a pandemia. O problema é a educação!

O prefeito Breno Borba prestou B.O. por ter tido um cadastro em seu nome aprovado no programa assistencial do Governo Federal. A mensagem chegou a ele via celular, o que pode ter sido link malicioso. Não há cadastro no nome do prefeito no programa.

Você que gosta de política, participe do nosso grupo de Whatsapp clicado nesse link.

Share

Os comentários estão desativados.