Dos Bastidores da Política de Bezerros

PERDEMOS DINHEIRO

Bezerros não está sozinho em Pernambuco quando o tema é lixão ao ar livre. 57% das cidades convivem com a péssima gestão do lixo produzido pelos seus habitantes, realidade que não se inclui as cidades circunvizinhas de Sairé, Caruaru e Gravatá. Estas resolveram a problemática já algum tempo e nos dão exemplo de como resolver o nosso problema. Infelizmente metas foram descumpridas há mais de décadas e a população é obrigada a conviver com as promessas e também com a fuligem, que é produzida toda vez que há combustão na área prejudicando a saúde da população. O curioso é que a boa gestão do lixo representaria lucratividade, pois ganharia os trabalhadores da coleta seletiva e também o próprio município, pois há uma verba que corresponde a 2% do ICMS Ecológico e que em muitas cidades o repasse chega a cobrir 100% das despesas, já em outras o valor repassado ajuda até a reforçar o caixa da prefeitura.

A gestão pública precisa por em prática suas intenções e resolver de vez esse problema que é, sem dúvida, uma das nossas prioridades.

O PATROCÍNIO

A depender do valor do patrocínio da cervejaria no São João de Bezerros, anunciada com grande entusiasmo pela prefeitura, o município poderá investir os recursos públicos em outras ações importantes. É certo que o turista não curti muito quando produtos de uma determinada marca são impostos à venda, mas se isso representar austeridade financeira terá o apoio da opinião pública. A Secretaria de Turismo deve repassar mais informações a respeito das parcerias na próxima sexta-feira (31), quando será divulgada a grade de shows no São João da Serra Negra. Ao contrário dos que muito pregam, o evento precisa acontecer para movimentar o setor turístico.

CONTRATOS

Analisando alguma publicações do governo municipal nos remetemos ao zelo que o famoso prefeito de Colatina/ES, Serginho Meneguelli, tem com os recursos públicos naquele município. Se o prefeito Breno resolver passar o pente fino nos próximos processos vai poder economizar muito. Para se ter ideia, uma empresa fechou contrato de 124 mil para fornecimento de quentinhas para a Sec. de Saúde; outra empresa distribuidora irá fornecer 55 mil reais de água mineral para a mesma pasta. Todos os processos, inclusive os contratos de filmes e de uma atração para a festa de emancipação política do município, já vinheram com a sua assinatura. Os cidadãos podem acompanhar as publicações acessando o endereço www.diariomunicipal.com.br. O site, aliás, foi criado pela AMUPE como forma de ajudar as cidades na economia das publicações oficiais.

A LIDERANÇA

Severino Otávio, Branquinho, teve o seu nome escolhido por unanimidade na Comissão de Constituição e justiça da Alepe para assumir a ARPE, Agência Reguladora de Pernambuco. É inegável a força política do ex-prefeito no cenário estadual, pena que todo esse prestígio não nos deu condições de voltarmos, enquanto município, a ocupar o nosso devido destaque no cenário político estadual. O ex-prefeito perdeu duas oportunidades (2014 e 2018) de eleger um bezerrense para a Assembléia Legislativa. Um outro cenário com essa possibilidade fica cada vez mais remoto.

JUVENTUDE

Chega a doze o número de alunos candidatos ao Parlamento Jovem só na Erem/Bezerros. Serão eleitos 15 vereadores jovens nas próximas semanas para a Câmara de vereadores. A juventude toma gosto pela política quando se dá mecanismo para isso e nesse sentido é plausível a iniciativa do vereador Gabeira. O importante é que o projeto tenha continuidade no legislativo Municipal independente de quem esteja à frente da presidência nas próximas legislaturas.

AS CURTINHAS

O prefeito Breno Borba resolveu movimentar suas redes sociais para mostrar as ações do seu governo. As contas do Facebook e do Instagram eram voltadas apenas para registrar momentos particulares.

O bezerrense Jose Fabrício, Defensor Geral do Estado de Pernambuco, vai disputar o colegiado nacional. Não será surpresa se for eleito ao cargo.

O prefeito Breno Borba foi pessoalmente à Brasília para tentar destravar os recursos do Fundo de participação dos Municípios.

Deve ser destravado esta semana os recursos do Fundo de Participação dos Municípios. Já são quatro milhões brutos retidos.

Share