DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

SANTANDER

A Prefeitura de Bezerros anunciou esta semana a mudança de agência bancária para gerir a sua folha de pessoal. O SANTANDER teria vencido a concorrência ao ofertar 1,3 milhão de reais, valor que vai salvar o final de ano dos funcionários públicos de Bezerros, já que será incorporado ao tesouro municipal objetivando sanear as contas. Bom para o funcionalismo público de Bezerros que não tinha muita expectativa quanto ao 13º salário e que deverá ser creditado nos próximos dias.  A prefeitura de Bezerros já pagou a folha de novembro a todo funcionalismo público e promete pagar o salário de dezembro no início do novo ano.

SERVIÇOS

O banco Santander deve apresentar uma plano para o melhoramento do seu atendimento em Bezerros. Ao gerir a folha de pessoal da prefeitura, incorporando mais de duas mil contas correntes, a agência precisa realmente rever sua atual limitação. O horário de funcionamento do caixa eletrônico, por exemplo,  é restrito e não funciona nos finais de semana. Além de aumento de pessoal na agência, o banco promete instalar caixas eletrônicos em pontos da cidade.

FALTOU ZELO 

Muitos internautas ficaram surpresos com a informação de que a Chemone, fábrica do ramo de inseticidas, deixara Bezerros. Uma boa parte sequer sabia que a indústria existia por 16 anos no município. Bezerros perdeu a indústria por falta de `zelo político` segundo uma fonte. “Em 2011 para 2012, o dono começou a procurar terrenos em Bezerros para comprar. Porque dizem os mais velhos que desde da época de Marcone se prometia terrenos ou regularizar um parque industrial. Enfim, passou Marcone e Bete, e pelo que entendi até Branquinho tinha sido procurado ou o dono procurou, não sei, mas já era tarde. Mas, acredito que no Governo Bete foi o ponto crucial para o não entendimento. Foi em 2012 quando foi anunciado que a empresa estaria saindo de Bezerros. Ele falou que gostaria muito que a empresa permanecesse em Bezerros, mas por motivos estaria instalando em Feira Nova. Aí ele faleceu com alguns anos depois, a obra ficou parada e reativou. Esse ano teve a mudança. Traduzindo: Só fizeram prometer e prometer desde a gestão Samuel”. A Chemone empregava cerca de cem bezerrenses  e funcionava em um prédio alugado no Distrito Industrial de Bezerros.
BARULHO

Ganhou a simpatia em parte da sociedade o anúncio da Secretaria de Turismo ao informar que não utilizará fogos barulhentos na passagem de ano na cidade. Ultimamente tem aumentado a queixa quanto aos fogos em eventos na cidade, inclusive os religiosos, que prejudicam animais e pessoas enfermas. A matéria é polêmica, o que mostra uma enquete em nosso instragram, onde 55% são favoráveis a medida. A informação, no entanto, é que no último dia do ano devem acontecer as girândolas da tradicional alvorada e do meio dia. Apenas uma lei municipal poderá regulamentar a polêmica matéria.

MISSÃO

O blogueiro e apresentador Erickson Claudino vai se licenciar dos canais PH Bezerros e TV Imprensa a partir de janeiro. Ele foi convidado para integrar a equipe de gestão da Câmara de Vereadores no mandato de presidente do vereador Gabeira, biênio 2019/2020. Claudino, que tem experiência administrativa na rede privada, foi destaque nas eleições de 2016 ao integrar a equipe de prestação de contas dos candidatos eletivos. Ganhou notoriedade mesmo com o seu blog e com as apresentações de programas pela TV Imprensa. Na Câmara, a  missão é de implementação de projetos que visem a aproximação efetiva da sociedade ao legislativo.

PRO LEGISLATIVO

Quem também vai integrar a equipe do Gabeira na Câmara de Vereadores é a publicitária e poetisa Mariana Helena de Jesus, atual secretária executiva do prefeito Severino Otávio, e que foi Chefe de Gabinete na gestão do atual prefeito 2013/2016, e com atuação em outros governo, na gestão de Samuel Domingos, Marcone Borba, Bebeto (Barra de Guabiraba), e no grupo político da ex-prefeita Bete Dael. Mariana encerra agora sua trajetória profissional no poder executivo e adentra o campo legislativo, onde integrará a equipe Administrativa de gestão da Câmara.

CONTINUIDADE

A confraternização da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos reuniu lideranças políticas que, certamente, marcharão conjuntamente em 2020 visando a sucessão municipal, tendo Breno Borba (PSB) como candidato a continuidade do atual governo. A expectativa hoje paira sobre o nome do candidato a vice-prefeito, uma vez que o nome de Sandro da Uesb era tido como um dos fortes postulantes para ocupar a vice da chapa majoritária do atual vice-prefeito Breno Borba. Acontece que o nome de Neto de Walmir apareceu muito nos últimos dias a ponto de que as apostas dividem espaço no atual cenário eleitoral.

O VISIONÁRIO

O ex-prefeito Lucas Cardoso faleceu há 17 anos. As redes sociais renderam as devidas homenagens ao prefeito que deu o norte para o desenvolvimento do município. Lucas inventou o o carnaval do papangu, uma cultura que não é exclusividade de Bezerros, pois há registro desse personagem em todo o nordeste ( basta uma simples pesquisa no Google) , mas sem esse feito não faríamos hoje o ‘terceiro polo de carnaval de Pernambuco’. A menção inclusive foi incutida na imprensa pernambucana durante o governo Bete de Dael, através de sua assessoria de imprensa.  Outro destaque de Lucas deve-se a Serra Negra. Na época da construção do anfiteatro, a oposição em Bezerros acusava a obra de elefante branco. Hoje Serra Negra dispensa comentários..

CURTAS

As contas do exercício de 2010 da ex-prefeita Bete de Dael deve passar pelo crivo da Câmara de Vereadores de Bezerros esta semana. As mesmas já foram aprovadas pelo legislativo, mas o TCE reenviou novamente. Estranho!

A Caixa Econômica Federal não teria tido interesse em manter a folha da prefeitura em seu sistema. O porquê ninguém fala, mas paira dúvidas principalmente com essa ideia nacional de fechamento de agências de bancos públicos no país.

Gravatá atraiu uma nova agência bancária ao município ao negociar com o Bradesco justamente sua folha de pessoal.  Bezerros tinha mais agência bancária que a cidade vizinha, que agora conta com o Itaú Unibanco

Quem é Inaldo Sampaio? Muitos internautas indagam sobre o nome do jornalista que assina diariamente a coluna Fogo Cruzado. Pois bem, sentimos a necessidade de acompanhar os bastidores da política do estado e do país de forma mais isenta e o jornalista de Recife tem justamente esse perfil.

Um pouco mais de três milhões de reais é o custo anual que o legislativo de Bezerros custa aos cofres públicos. Cabe aos legisladores mostrar através da sua forte atuação a importância do tamanho investimento institucional. O primeiro passo é a ampliação do bom debate. A casa precisa ampliar o debate.

La em 2005 o então vereador Nivaldo Santino propunha ao governo Marcone Borba a necessidade de se construir um novo fórum , tendo a área do Núcleo Integrado de Segurança o local ideal para  sua construção.

Share

Os comentários estão desativados.