DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO

FAZ PARTE

imagemO PREFEITO Branquinho (PSB) falou que está deixando o governo em três anos e poucos meses e que deseja fazer o seu sucessor. Ele usou o exemplo para explicar que são naturais os ajustes na equipe, com a saída harmoniosa do ex-secretário de saúde Humberto Sobreira. “A mudança de gestão ela ocorre continuadamente no processo democrático, hoje é um secretário  que está deixando a pasta para entregar a outro, daqui a três anos e dois meses sou eu que estarei deixando a prefeitura para entregar, se Deus quiser, ao meu sucessor com a mesma tranquilidade com que assumir”. À reportagem, o prefeito falou que a reunião de transição foi um pedido do ex-secretário,importante para ele mostrar as realizações. Quanto às mudanças em outras pastas, o prefeito mencionou a Ação Social, onde a secretária de Finanças Paula Yonara, passa a responder cumulativamente até que o nome convidado pelo prefeito aceite a proposta.

PECOU

Mesmo prevendo no edital, o IPAD peca quando realiza provas do concurso de Bezerros em outras cidades sem levar em consideração o local de residência do candidatos. A lógica seria facilitar a vida deles os concentrando nas cidades polos de acordo com o seu local de residência. Como não foi o caso, segundo vários relatos nas redes sociais, então, que se realizassem as provas nas cidades vizinhas (Gravatá, Caruaru, Camocim). O bezerrohoje apurou, inclusive, que teve escolas no município se recusando de servir de base para a aplicação do certame, o que foi um fator complicante para o instituto. Um absurdo!

CONJUNTURA

Danilo Cabral em recente lançamento de projeto de requalificação da BR-101 na capital

Em Bezerros, a conjuntura política nacional e estadual também ganha espaço nos bastidores da política. Na sucessão estadual, além do ex- ministro Fernando Bezerra, como um dos nomes do governador para a disputa estadual, outro nome que aparece é o do Danilo Cabral (foto à direita), atual secretário das Cidades. Danilo, aliás, tem tido uma proximidade muito intensa com Bezerros, através de projetos diversos,como pavimentação de várias ruas. Caso venha a ser o escolhido pelo governador, deve mexer na possível chapa proporcional governista em Bezerros, com Waldemar Borges para estadual e, possivelmente, Raquel Lira, como candidata a federal.

*O ex-prefeito Marcone (PT) especulou a possibilidade de o PT  vir a lançar forte candidato a sucessão estadual, o que poderia levar Armando a ser o candidato de Eduardo (caso tenha uma alinhamento nacional do PTB com o PSB). O ex-prefeito alertou quanto ao dinamismo eleitoral.

*O secretário de infraestrutura, o Josevânio de Miranda, mostrou a filiação da Marina Silva ao PSB do Acre. Isso acaba as especulações de que ela poderia vir a ser candidata a governadora de São Paulo, ou algo parecido.

 ADIANDO

O DEBETRANS não deveria ter adiado o prazo para a validação das autuações que órgão pretende realizar na cidade. A pressão da minoria contrária deve ter pesado na decisão, sem data prevista para acontecer. O importante seria que houvesse certa tolerância com algumas infrações de menor gravidade e punição para os abusos. Pilotagem sem habilitação, veículos roubados, veículos irregulares e o respeito à sinalização são pontos que devem ser observados, sim. Agora, seguir o código de trânsito a risca torna-se algo que foge a nossa realidade e isso não é interessante. Compara-se ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que é perfeito, mas descumprido por todos, inclusive pelos governos.

GRÊMIOS

Em conversa com a Secretária de Educação, Ladjane Torres, abordamos a importância da reativação dos grêmios estudantis, como forma de despertar a politização dos nossos jovens.  O grêmio é um colegiado fundamental para uma escola cidadã, porque permite o protagonismo juvenil e o primeiro exercício de cidadania na sociedade.  A ideia seria de formar a nossa Câmara de Vereadores Estudantil e casa com o pensamento do presidente da Câmara de Vereadores, Nivaldo Santino, que, noutra ocasião, embolsou a ideia de criar mecanismo para que houvesse a participação da sociedade no dia-a-dia do legislativo.  Ladjane relatou inclusive que os grêmios são ações previstas em lei.

MAIS AMBULÂNCIAS

cacaO vereador Cáca (PSD) usou o segundo expediente da Câmara de Vereadores para solicitar do executivo municipal a necessidade de mais ambulâncias na principal emergência do município,a Unidade Mista. Segundo o vereador, as duas ambulâncias não dão conta da demanda de transferências, o que, por vezes, tem deixado à unidade descoberta. O vereador explicou que viveu tal experiência ao acompanhar uma senhora à unidade de saúde, chegando lá às duas ambulâncias estavam em viagens. O vereador também pediu mais agilidade quanto aos resultados de exames de maior complexidade, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde.

BAIRRO SÃO JOSÉ

gabeiraO vereador Gabeira (PSDB) apresentou projeto de lei que denomina o loteamento São José em Bairro de São José. Atualmente, o aglomerado (onde está situado a Unidade Mista) faz parte do bairro Santo Antônio.  O vereador, em outra oportunidade, apresentou outro projeto de lei que deu nome a um grande bairro de Bezerros, o Nossa Senhora Aparecida, ex-Cohab e loteamentos adjacentes. Na próxima terça-feira, Gabeira informa que apresentará requerimento visando à pavimentação das principais ruas no cemitério de Santo Amaro, bem como a arborização dos cemitérios da cidade. Ele ainda deve pedir pela ampliação do cemitério de Encruzilhada.

SANÇÕES

Em Serra Negra, há uma espécie de terrorismo entre a população quando as medidas tomadas pelo executivo em relação a ocupação do solo. O bezerrohoje sempre alertou quanto ao problema em virtude de que se faz necessário a preservação ambiental. Mas é importante que a ação seja focada nas construções irregulares, aquelas que modificam a paisagem, geralmente de responsabilidade dos turistas.

CURTAS

A Fan Page do bezerroshoje.com está em plena expansão. Alcançamos esta semana a marca dos seis mil e trezentos seguidores. Se você quiser conhecer e curtir a página é só seguir o link. Através dela, você recebe as nossas atualizações e interage com o nossos seguidores.

A morte repentina do jovem Arthur, que se acidentou quando pilotava uma moto- provavelmente por cochilar durante a pilotagem – nos dá a lição de que dirigir com sono é tão perigoso quanto o uso de bebida alcoólica.

O relato de uma usuária de mototaxi provocou euforia tanto na Associação de Mototaxi, quanto na prefeitura de Bezerros. O relato é que o piloto era totalmente despreparado para está guiando uma motocicleta.

A informação de que a Câmara de Vereadores receberia dois suplentes de vereador não se confirmou, pelo menos até agora. A mudança de secretariado do executivo era um dos fatores preponderantes.

O prefeito Branquinho tem boas intenções quanto à valorização dos salários dos servidores, mas a realidade financeira deve ser um complicador. A saída dos funcionários será a organização através de associações e sindicatos.

O prefeito Branquinho (PSB), que descarta a reeleição, deseja fazer o seu sucessor. Em público, tem feito referência ao seu vice-prefeito Breno.

A prefeita Bete não aparece no sistema como filiada a partido político. O fato pode ser um falso positivo, uma vez que o sistema pode ser atualizado no ano eleitoral,como aconteceu com vários candidatos em Bezerros nas últimas eleições.

A secretaria de Infraestruturada recuperou essa semana a estrada rural do Sítio Raposas para a alegria dos seus moradores.

Share

Leave a Reply