DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

SURPREENDER

cobertura-eleicoesNão foi surpresa para a redação a ida do prefeito Branquinho (PSB) para a disputa. O fato do prefeito não se descuidar um só momento dos arranjos políticos, embora declarasse sucessivas vezes não ir para a disputa, era um sinal claro sobre essa possibilidade. Também é fato que o prefeito tentou buscar nomes de consenso para uma candidatura, mas o racha eminente na base deu a ele a moral para se colocar como candidato natural. Agora descompromissado com a sucessão de 2020, terá a grande oportunidade para os ajustes que o município precisa, o que pode até lhes render alguma impopularidade mais acentuada, porém, sabe-se que tal postura terá reflexo positivo mais à frente. A escolha de uma equipe mais técnica e o enxugamento da máquina administrativa devem marcar esse primeiro passo.

MAIS QUE VEREADOR

As comunidades de Encruzilhada, Cajazeiras e Boas Novas elegeram seus representantes com uma votação expressiva. Há uma grande expectativa  por parte dos moradores de que as demandas das localidades serão resolvidas, o que vai exigir dos representantes uma atitude de prefeito e não apenas de um vereador. Boas Novas, por exemplo, precisa de uma discussão imediata sobre a pavimentação de sua estrada de acesso. O vereador eleito Emanuel precisa ser enérgico para corresponder de imediato, a começar pelo ativamento de uma antena de celular instalada no distrito já há quase três anos. A insegurança por lá é algo que preocupa também aos moradores . Em Encruzilhada o problema do abastecimento d’ água e da segurança são as principais reclamações colocadas, agora, nas costas do Erivaldo da Carne de Sol. A economia da localidade também pede por ações que melhorem a visibilidade da comunidade considerada um polo importante de gastronomia. Em Cajazeiras, o vereador Fia precisa fazer a diferença quando o assunto é segurança pública e abastecimento d’ água.

À ALTURA

A prisão de políticos sob a suspeita de compra de votos  chama sempre a atenção, mas a Justiça Eleitoral vai precisar de um esforço tremendo para provar a existência do crime e assim dá a resposta que a opinião pública espera. Em Bezerros o poder econômico na campanha de vereador foi gritante, basta analisar a votação de alguns candidatos. Os dados mostram um sistema político eleitoral ultrapassado no país que não acompanhou o avanço do sistema da computação de votos.

COSTUMES DOS POVOS

vaquejadaOs costumes dos povos mudam com o passar dos  tempos e a cultura acompanha essa modificação. O fato atual cai sobre a cultura das vaquejadas, que movimenta a economia de centenas de cidades no nordeste. Bezerros, por exemplo, é uma dessas cidades onde o mês de agosto é esperado pela tradicional vaquejada do  Parque Rufina Borba. Com a atividade considerada ilegal pelo STF, que analisou a prática como um  crime de maus-tratos aos animais, a atividade passou a ser proibida gerando descontentamento e aplausos entre os brasileiros.

CURTAS

>>>O vereador Luiz Carlos (PSB) já está em plena campanha pela presidência da Câmara dos Vereadores e conta com a articulação de vereadores do PSB, como Romero e Boi Gordo. Nomes como Gabeira e Eliel também são cogitados para a disputa.

>>>As demandas de cunho pessoal serão desafios a mais para os parlamentares recém-eleitos. Teve gente que prometeu o que não podia e agora sentirá o peso do desgaste junto ao eleitorado. Infelizmente, muitas pessoas votam pensando que o candidato fará um gesto particular após assumir o mandato.

>>> O deputado federal Kaio Maniçoba será um grande apoiador do bloco Bezerros Folia, que acontece no final do mês de novembro. A prefeitura de Bezerros também será uma grande parceira em mais um ano do evento, que chega no IV ano consecutivo.

>>>”A campanha foi altamente positiva, com propostas e mostrando o que já realizamos. A votação ficou abaixo das expectativas, mas justificada pela ausência de palanques e pelo poder econômico de outros concorrentes”, do comunicador Flávio Melo ao comentar sua campanha para vereador, onde obteve 176 votos.

>>>Os partidos de esquerda PSOL, PT e PCdoB erraram quando não lançaram uma chapa de prefeito. Isolados numa proporcional e sem desfrutar de grandes eventos majoritários o resultado foi o pior possível: não atingiram o quociente eleitoral e nenhum dos postulantes lograram êxito na disputa. Bom mesmo foi para o chapão do PSB.

>>>Caberá a oposição uma alto análise não afobada dos resultados eleitorais para não continuar criando falsas expectativas. Se observar por cima a votação do candidato da oposição, Neguinho de Israel, se chega a conclusão de um resultado altamente positivo. Acontece que há outras interpretações que precisam ser levadas em conta.

Share

Leave a Reply