DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO

RESPONSABILIDADES

Bezerros deve seguir exemplo de município vizinho de Gravatá, que assumiu a iluminação da BR-323

O prefeito de Bezerros, Branquinho (PSB), voltou a ocupar as ondas do rádio nos últimos dias, procurando deixar os munícipes a par das ações do seu governo. Tem sido uma  marca do prefeito a autocrítica sobre a sua administração. Uma linguagem positiva junto à opinião pública, inquieta diante de alguns problemas persistentes.

O prefeito diz ser responsável por tudo de bom e de ruim que acontece no município, embora alguns problemas não sejam de sua responsabilidade direta, como é o caso da escuridão da BR-232. Para ele, quem passa pela BR-232 culpará sempre o prefeito pelo descaso.

O prefeito revelou que ficou acordado numa reunião que a CELPE fará a recuperação de toda a iluminação e o município passa a assumi  a conta de luz. Se a companhia elétrica não fizer, o município fará a recuperação. Branquinho lembrou ainda que o município já teve uma causa ganha na justiça em relação ao tema.

MULHER

Município pareceu no ranking vergonhoso da violência contra a mulher com destaque no país

Dados de 2010 revelaram que o município aparece no ranking vergonhoso da violência contra a mulher. Somos o 26º município no país e o segundo no Estado, perdendo apenas para a capital, Recife, que está na 6ª posição nacional.

O ranking que nos coloca nessa vergonhosa posição merece estudo mais aprofundado. O município, mais que outro no interior, precisa de políticas públicas que atendam a esse segmento.  Não sejamos omissos quanto aos dados apresentados!

TAREFA DIFÍCIL

Se considerar o ritmo que vem tendo desde a última semana, o concurso de Bezerros já deve ter atingido 20 mil inscrições.  O edital previa inclusive que municípios vizinhos podem servir de base para aplicabilidade das provas, o que é uma saída lógica diante da demanda crescente de inscrições. Arrumar salas de aulas para acomodar todos os candidatos não será tarefa das mais fáceis para o IPAD.

NÃO REELEIÇÃO

O deputado Inocêncio Oliveira já decidiu em não mais disputar a reeleição para deputado federal no próximo ano. Ele também decidiu que o candidato será o seu primo Sebastião Oliveira. Inocêncio já havia anunciado que teria o apoio do prefeito Branquinho para a sua reeleição, inclusive sob as bênçãos do governador.  O fato nos remete a situação política e a conjuntura das alianças  para o próximo ano.

FORTALECIMENTO

O DEBETRANS de Bezerros promete autuar motoristas infratores a partir de novembro. A medida tem ganhado simpatia por parte dos internautas, onde mais de 60% são  favoráveis a ação fiscalizadora. O município pretende incluir o setor no próximo concurso público, que deve ser realizado no próximo ano. A medida é imprescindível no tocante ao seu fortalecimento perante a sociedade.

SE CONFIRMANDO

O prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, deve se filiar esta semana  ao PTB do senador e pré-candidato a governador Armando Monteiro. Reeleito prefeito de Limoeiro, Ricardo pretende, agora,  disputar o cargo de deputado federal. O fato mostra que vem se concretizando a especulação de que a ex-prefeita Bete (sem partido) tende a apoiá-lo no próximo ano. A ex-prefeita, aliás, apareceu ao lado do senador Armando Monteiro e do deputado estadual Silvio Costa Filho, também possível candidato a  estadual apoiado por ela.

O interesse do PTB de Armando em ‘se segurar’ no grupo da ex-prefeita Bete, deve-se ao fato de que o grupo do prefeito Branquinho (PSB) seguirá o candidato socialista ao governo do Estado apoiado pelo governador Eduardo Campos, que deve ser candidato a presidente.

NA COMITIVA

O         prefeito Branquinho (PSB) fez parte da comitiva do governador Eduardo Campos, que esteve essa semana em Belo Jardim. O encontro foi no sítio Cantagalo de propriedade do prefeito João Mendonça (PDS). O governador atendeu aos prefeitos, individualmente, e teve que responder muitas perguntas sobre a sucessão estadual e presidencial. Estavam presentes os prefeitos de Gravatá (Bruno Martiniano), Caetés (Armando Duarte), Sanharó (Fernando Fernandes), Lajedo (Rossini Blesmany), Tacaimbó (Sandra Lúcia), Capoeiras (Lucineide Almeida), Ibirajuba (Sandro Rogério), São Joaquim do Monte (Joãozinho Tenório), Bezerros (Severino Otávio), Jataúba (Antonio Cordeiro), Santa Cruz do Capibaribe (Édson Vieira), Poção (Padre Cazuza), Venturosa (Ernandes Albuquerque), Brejo da Madre de Deus (Roberto Asfora), São Bento do Una (Débora Almeida) e São Lourenço (Ettore Labanca).

Também almoçaram no sítio “Cantagalo” os deputados Guilherme Uchoa (PDT), Aluísio Lessa (PSB), Laura Gomes (PSB), Rildo Braz (PRP), Vinicius Labanca (PSB), Eriberto Medeiros (PTC) e Marcantônio Dourado (PTB) e os ex-deputados Joaquim Francisco (PSB) e André de Paula (PSD).

CURTAS

Sobre o concurso, o nível do conteúdo apresentadas pelo IPAD é considerado de alto nível, principalmente para os cargos que exigem o ensino fundamental incompleto, ou seja, nível elementar. O que em questão de concorrência dará no mesmo!

Ganhou simpatia a proposta do vereador Gabeira (PSDB) em propor o nome do ex-prefeito Lucas Cardoso para a nova rodovia de acesso a Serra Negra, a qual deve ser construída em breve pelo Estado.

O secretário de infraestrutura, Josevânio, garantiu que o município estará, em breve, se livrando do CAUC para poder tocar o projeto da estrada de Sapucarana. Aliás, um esforço do vereador Eugênio (PT), que conta com recursos (já liberados) de emenda parlamentar do deputado federal Pedro Eugênio (PT).

O vereador Cáca (PSD) saiu em defesa do pároco de Bezerros, o Pe. Luizinho, que estaria sofrendo perseguição. Assim como na política, na igreja também há correntes adversárias.

O prefeito Branquinho (PSB) não irá para a reeleição, mas terá total interesse em fazer o seu sucessor. Nas entrelinhas da entrevista da Bezerros FM, ele deixou claro isso.

A indústria Herval pretende montar a sua indústria o mais breve possível no município. Março de 2014 seria o prazo para começar a produção.

O prefeito Branquinho tem acompanhado as enquetes do bezerroshoje. Para ele, os internautas que apontaram a construção da UPA-24h para o bairro de Santo Amro I tem fortes chances de acerto.

Incomodado com as filas para marcação de consultas especialidades, o prefeito Branquinho determinou que a marcação deve ser  feita nos PSF’s, que serão dotados de um computador online.

Todos os PSF’s de Bezerros estão com o médico da família, garantiu o prefeito. O último a receber o profissional foi o PSF do bairro do Salgado.

Os médicos, aliás, cumprem apenas dois dias de plantão em cada unidade semanalmente. Se exigir deles um cumprimento integral dos dias como reza o programa, não sobra um.

Share

Leave a Reply