DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO DA SEMANA

RENOVAÇÃO EXPONTÂNEA

romeroAlguns vereadores de Bezerros estão pensando em não mais disputar o cargo.  O vereador Romero (PSB), por exemplo, tem dito categoricamente aos pares da casa que não disputa mais o mandato e que a hora é de oportunizar chances aos novatos. Romero foi eleito vereador em 2000, 2004, 2008 e 2012. Outro que também estariam analisando a possibilidade, seguindo o mesmo entendimento do colega, é o presidente da Câmara Nivaldo Santino (PSB). Ele confirmou à redação que já cogitava não disputar em 2012 e que indicaria a sua filha, a advogada Pollyane Santos, mas ela recusou o convite. O vereador Cáca (PSD) também confirmou que estaria analisando a possibilidade.

DESPREENDIMENTO

Mesmo os vereadores indicando algum parente para a disputa, o gesto não deixará de representar desprendimento. A constituição prever sucessivas reeleições no legislativo, mas cabe a cada parlamentar  o discernimento entre moralidade e legalidade. Há muitos que fazem carreira no legislativo, como se fosse um investimento empresarial e isso é algo destrutível para a política. Entendemos que seria justo em uma reforma política o fim das sucessivas reeleições no legislativo.

PRAZO

Por conta do antigo calendário eleitoral, havia, até o final de setembro, uma forte corrida de definições em Bezerros. O prazo foi estendido para quatro meses antes do pleito, graças a aprovação de uma lei pelo congresso e  sancionada pela presidente Dilma. Com essa elasticidade, muitas lideranças deram marcha à ré nas suas definições. Tem gente que deixou até partidos e aguarda outras possibilidades. A Câmara de Vereadores chegou a discutir sobre se “empurraria” a discussão do aumento de vagas para o próximo ano, mas o entendimento jurídico chegou a conclusão que a  nova regra não contemplava a matéria em questão e que por uma segurança jurídica acabou dando caminhamento a proposta.

ENTENDIMENTOS

BETE_A ex-prefeita Bete ainda continua presa em um presídio feminino da capital. Alguns juristas analisam que o caso não é de fácil resolutividade e que a defesa deveria buscar a antecipação da sentença. O entendimento é que os crimes pelo qual responde não daria cincos anos de reclusão, o que pode ser convertido em pena compensatória.  A ex-prefeita foi presa por não comparecer a audiência sobre um processo iniciado após uma operação da PF em sua residência. Mesmo legal, a sua prisão tem consternado muitos bezerrenses pelo fato de que ela é uma boa mãe de família e possui um lado cativador aguçado.

A MÁ POLÍTICA

breno borba“Acredito que são algumas pessoas que não sabem praticar a boa política, o bom debate”, respondeu sem titubear o vice-prefeito Breno Borba, pré candidato a prefeito em 2016, quando perguntado o porquê das especulações sobre uma possível ida a reeleição do prefeito, mesmo este afirmando não ser mais candidato. Breno foi o 16º entrevistado da série de entrevistas que estamos levando ao ar todos os sábados. O objetivo é ouvir todas as lideranças políticas da cidade, promovendo um debate de ideias.

CURTAS

>>>O final de semana foi de importantes eventos privados na cidade. O show dos Nonatos promovido pela Absoluto Som Stúdio levou centenas à quadra do Colégio Radar. A fazenda Rei Davi também mostrou um novo espaço para eventos na cidade com a realização do Forró das Antigas.

>>>Cabe aos candidatos eleitos para o Conselho Tutelar cumprir o mandato de quatro anos e não deixar o cargo para serem candidatos a vereador em 2016o. É preciso honrar o cargo que a população conferiu.

>>>O aumento de vereadores em Bezerros (que passa de 11 para 15) deixa na verdade o cargo menos cobiçado. Dizem que os salários terão uma drástica redução na próxima legislatura, o que não compensa um alto investimento em campanha.

>>> E o advogado Paulo Alves, durante um evento social, nos informou  que continua com o seu nome aceso dentro do PSB para ser candidato a prefeito. Frisou o que disse na coletiva, que isso não será na base da imposição, mas do entendimento.

>>> Impressiona a quantidade de pessoas que desistiram do concurso público de Bezerros. O número de reposições chega a 110, o que corresponde a 21% do total de vagas disponibilizadas. A partir de janeiro os concursados já entram na folha, segundo a administração.

>>>A prefeitura de Bezerros ficou de nos enviar uma tabela com os valores cobrados pela municipalidade nos cemitérios do município. A publicidade é importante para acabar com disse me disse sobre vendas de lotes irregulares nos dois cemitérios da cidade.

Share

Leave a Reply