DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO DA SEMANA

DEFINIÇÕES

11896213_517998665026757_5737077582542705253_nA julgar pela série de entrevistas que o bezerroshoje.com tem levado ao ar todos os sábados, bem como pelas conversas de bastidores, chegamos a conclusão de que o governo continuará indeciso quanto ao caminho que deverá tomar em relação as eleições de 2016. A definição da chapa só sairá mesmo no último minuto do segundo tempo, ou seja, só no mês das convenções partidárias (junho de 2016). No meio político não há quem descarte totalmente a candidatura a reeleição do prefeito Branquinho, embora já se divulgue o nome de Breno Borba como candidato natural. Por fora, o nome de Paulo Alves também continua sendo alimentado na base. Ao contrário do que afirmávamos na última coluna do domingo, muitos apostam nessa possibilidade. Havíamos afirmado categoricamente que não caberia um terceiro nome no PSB.

NÃO NEGAR A POLÍTICA

Sem títuloO vereador Gabeira (PSDB) lembrou de um desabafo a um professor, o historiador Ronaldo Souto Maior, sobre a sua decepção com os políticos da cidade e  teve como resposta uma citação que o levou a um grande despertar pela  participação na política: “Ora, se você não está gostando se candidate e vá representar o povo da forma que você acha que deve ser”. Naquele momento o então aluno Gabeira decidi que, no futuro, entraria para a política.  É bom lembrar que o vereador tinha uma referência política em sua casa, através do seu genitor – que foi até prefeito -, mas confessa a força daquela citação do professor como primordial para que ele entrasse na disputa. Essa citação é importante porque há muita gente desiludida com a política a negando constantemente. A essas pessoas vale a citação do professor. Não há outra forma mais democrática de uma organização social. Você vota, mas também poderá ser votado. Se não está contente com os seus representantes, se faça também um deles.

SEM QUORUM

Não deu em nada um chamamento de protesto em Bezerros favorável ao impeachment da presidente Dilma Roussef (PT). Olha que a aprovação do governo federal no município despencou, segundo as nossas avaliações internas. Falta maior poder de mobilização popular no município. Em 2013, por exemplo, outro protesto contra a corrupção reuniu pouco mais de 50 pessoas. O fato mereceu destaque na imprensa do Estado porque tinham até papangus protestando no movimento.

AVALIAÇÃO

O desaparecimento do ex-governador Eduardo Campos, falecido no ano passado em acidente aéreo, ainda deixa um vácuo no cenário político pernambucano. Já há quem reclame sobre a condução política do PSB no estado sob a batuta do governador eleito Paulo Câmara. Em Bezerros, as nossas pesquisas internas mostraram que o governador é avaliado positivamente por 30% dos entrevistados. Em relação ao governo Eduardo, a nota positiva nunca  era inferior a 65%.

CONTATO

20150816124333

O ex-vereador Neguinho de Israel teve em contato com o deputado federal Wolney Queiroz, filho do prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT). Há uma possibilidade que o PDT possa ser entregue ao ex-vereador de Bezerros, pré candidato a prefeito em 2016? A assessoria do vereador nos enviou apenas o registro, mas a especulação é por nossa conta.

AUMENTO DE VAGAS

Há uma sinalização por parte de alguns vereadores pelo aumento de vagas no legislativo municipal. O discurso populista de que é melhor manter o atual número (11) é enganador. Não há qualquer despesa a mais para o legislativo com o aumento das vagas garantidas constitucionalmente, a não ser que se reduzisse o percentual de repasse do executivo para o legislativo, o chamado duodécimo. O aumento de onze para quinze vereadores vai democratizar ainda mais o legislativo de Bezerros e por isso que somos amplamente favorável a medida.

NEM TODA PAUTA

11899971_310937909030359_6209875045062497737_nAs manifestações de ruas vistas pelo país afora neste domingo mostram o poder de mobilização da população. É bonito de ver tanta gente pacífica nas ruas defendendo algo que acredita. Não tem preço assistir toda essa manifestação de liberdade de expressão organizada pelas redes sociais. É lógico que nem todas as pautas apresentadas são republicanas, mas isso não tira o brilho da liberdade de quem foi às ruas se indignar com algo. Repugnante mesmo é a intolerância e generalização de alguns comentários de pessoas que não aceitam o contraditório.  Isso, sim, é por de mais preocupante.

CURTAS

Muitos amigos da imprensa local voltam a se reunir esta semana. A categoria já se organiza em uma associação de imprensa, mas também quer ser protagonista no cenário político sempre na forma coletiva. A discussão envolve possível legenda que der condições de autonomia ao grupo, principalmente quanto as definições a serem tomadas.

Essa semana um comunicado em nossa rede social mostrou que o TRE está perdendo tempo com esse cadastramento biométrico só pela internet. “Pessoal, quem ainda não fez a BIOMETRIA no Cartório Eleitoral pode ir hoje, pois mais uma vez os agendados não compareceram e o os funcionários irão atender quem comparecer”. (13/08). Não seria mais dinâmico as duas formas de realização da biometria, principalmente quem se dirigisse pessoalmente?

Importante a instalação do semáforo no bairro do Rosário, mas observamos uma real necessidade da instalação de um desses equipamento no final da Av. Capitão Eulino Mendonça com a via local da BR-232. Entrar na cidade ou pegar a via paralela com a BR-232 exige atenção e muita paciência.

Brejão está cheio e Bezerros continua enfrentando falta de água, principalmente na periferia. O bom é que a qualidade da água melhorará bastante, porque não terá mais a salinidade da água de Jucazinho. O sistema está inoperante para Bezerros devido ao quase colapso da barragem.

Share

Leave a Reply