DOS BASTIDORES DA POLÍTICA DE BEZERROS

RESUMO POLÍTICO DA SEMANA

CAMINHOS PARA A SUCESSÃO

Estamos a menos de dois meses para que algumas definições possam acontecer na política local, até porque o prazo para algumas posições devem ser tomadas até outubro, um ano antes do processo. O advogado Paulo Alves, por exemplo, teria dito para algumas lideranças que tomaria uma decisão até o final deste mês. A definição do postulante é importante para alguns setores tanto do governo quanto da oposição que buscam criar cenários para 2016. Alguns nomes também precisam se definir em relação a que partido pretende concorrer. O como havíamos noticiado na última coluna, o ex-secretário de Infraestrutura Josevânio Miranda, que teve seu nome ventilado para as eleições de prefeito, ainda não ingressou no PSDB. A postulação continua existindo, mas não necessariamente pelo partido, diz uma fonte. O ex-prefeito Marcone é a liderança mais expressiva e está no PT. Ele,  que trabalha para que prevaleça o nome do filho (o vice-prefeito Breno) no processo, continua na legenda ou buscaria outro partido para poder alimentar a possibilidade de vir a ser candidato? Na oposição, o ex-vereador Neguinho declara sua intenção de disputar a prefeitura, mas demonstra aberto ao diálogo, objetivando unir a oposição. As movimentações estão acontecendo e deve aumentar de intensidade nas próximas semanas. Um cenário real do processo só mesmo no próximo ano. Vamos continuar de olho!

NUNCA PARA O PESSOAL

Na política dá para ter posicionamentos, assumir compromissos e discutir ideias sem provocar atritos.  As pessoas precisam entender que o debate deve enveredar para o campo das ideias e nunca para o pessoal. A política é algo dinâmico, muda constantemente e o fato de tornar público uma ‘picuinha pessoal’ pode deixar o sujeito numa situação vexatória mais à frente. Isso acontece porque as figuras políticas, àquelas que vivem reversando de palanques, acabam sendo incorporadas no projeto político do momento. Algo ‘natural’ se não tivesse ficado tão amostra as divergências pessoais em outras situações. Na entrevista com o Edgar Lino, uma citação nos chamou a atenção ““Aprendi na vida pública que nem sempre o adversário politico é o pior. Por diversas vezes pude notar que meus adversários me surpreenderam com grandes realizações”. Ela nos leva a uma reflexão de que o adversário merece todo o respeito no processo eleitoral, pois a conjunturas políticas vindouras acaba dando jeito de unir várias dessas figuras. Infelizmente, muita gente confunde uma união circunstancial de uma relação de amizade. Quem não sabe separar essas duas variantes se dá mal no processo.

FALTOU

O Edgar Lino esqueceu de responder uma pergunta sobre o novo Fórum de Bezerros. Segundo ele, o processo está caminhando e que o prefeito Branquinho (PSB) deve marcar outra audiência com o desembargador do TJPE para tratar do assunto. Edgar disse que o prefeito tem uma boa proximidade com o desembargador e acredita que isso ajude na aceleração do projeto, que já foi aprovado. O novo Fórum de Bezerros deverá ser construído no mesmo terreno do Núcleo Integrado de Segurança de Bezerros. A ideia já vem sendo discutida desde a gestão passada, tendo o advogado junto com outros juristas do município acampado o movimento.

POTENCIAL

Um levantamento realizado pelo bezerroshoje mostrou que mais de 65% dos entrevistados em Bezerros indicariam alguém da imprensa local para entrar na política. O número é bastante interessante e serve para que os companheiros de mídia da cidade atentem para a importância de uma participação efetiva e coletiva do segmento no processo. Infelizmente é um setor onde há muito individualismo. Contudo, a formação de uma associação em andamento já torna-se um alento.

ALTERNATIVO

Está prestes a ser iniciada a construção do Terminal Rodoviário para o transporte alternativo de Bezerros, que será construído próximo ao viaduto da Cohab. De acordo com uma informação, um problema teria surgido porque houve a reclamação da área, que pertenceria a uma propriedade privada. Uma fonte da prefeitura atestou a veracidade do fato, mas garantiu que o impasse já foi resolvido. Ainda bem…

CURTAS

>>>Depois de uma semana sem chuvas, volta a preocupação quanto a crise hídrica que estamos passando na região. As chuvas não foram suficientes para restabelecer barragens como Manuíno, Sapucarana e Jucazinho.

>>> A Herval começa selecionar profissionais em Bezerros. O primeiro chamamento diz respeito a costureiras, o que  mostra a importância da qualificação profissional.

>>> A média das escolas divulgas pelo ENEM acaba gerando uma disputa entre as Escolas. Algo que poderia ser positivo, acaba gerando certo desconforto. A educação não é isso!

>>> A audiência pública que tratou sobre os animais em Bezerros cobrou  mais participação de representantes da municipalidade. Há uma suspeita de que animais apreendidos estejam sendo sacrificados.

>>>Moradores de Boas Novas agradeceram a abordagem do site sobre a estrada de Boas Novas. A secretária de Infraestrutura enviou maquinário e recuperou o trajeto para a alegria dos trafegam por ela. A promessa realmente era que as obras começariam tão logo estiasse.

Share

Leave a Reply