DOS BASTIDORES DA POLÍTICA

RESUMO POLÍTICO DA SEMANA

AVALIANDO

bEZERROSO prefeito Branquinho (PSB) estreou ontem, sábado (14), o seu programa de rádio semanal. Na sua fala, fez uma análise crítica da sua gestão e buscou informar sobre os projetos viabilizados em parceria com o Governo do Estado. O prefeito destacou ainda o concurso público e atração de indústrias. O programa, aliás, foi uma acertada decisão do prefeito em voltar as rádios da cidade objetivando apresentar a população um acompanhamento das ações. A ideia surgiu há alguns meses, logo após o governo realizar dura reunião de avaliação com a equipe. Uma das deficiências era justamente no segmento da comunicação, que se resumia apenas a internet. Veja:

ARRUMANDO A CASA

Eu mesmo não estou satisfeito com o desenvolvimento da gestão, porque eu queria  ter avançado  muito mais, já ter coisas mais concretas para mostrar o povo de Bezerros. Mas é como eu digo nas reuniões que faço por todo o município de Bezerros, na zona rural: É como se eu  estivesse chegado numa casa  e a casa estivesse suja. Nós precisamos limpar a casa, mas não tem  vassoura, nós precisamos pintar, mas não tem tinta.  Então, tudo isso eu fui primeiro montar a estrutura para poder trabalhar.  Agora já temos uma estrutura, já temos duas máquinas patrol trabalhando na cidade, nós temos hoje duas pá-carregadeira trabalhando na cidade, nós temos duas retroescavadeira  trabalhando na cidade e você não trabalha sem ter os instrumentos necessários para execução desses serviços. Temos procurado fazer o máximo,  mas eu espero que a cada mês que passe a administração mostre a sua cara e os bezerrenses comecem a ver mais efetivamente os resultados dessa gestão. Existem pessoas muito apressadas, eu acho que a pressa é inimiga da perfeição, o que importa que a gente no final do nosso mandato possa ser julgado, eu não tenho dúvida de que o povo julga da maneira que eles entendem que a administração  está caminhando ou caminhou e eu não tenho medo desse julgamento e estou preparado para esse julgamento  ao final de quatro anos, eu não quero ser julgado apressadamente. Quando eu completei cem dias de gestão eu tive a oportunidade de pedir que gostaria que fosse julgado ao final do meu mandato, não com cem dias, com seis meses, com sete… Eu acho que fui eleito para cumprir uma gestão de quatro anos e espero tranquilamente o julgamento do povo da minha terra ao final de quatro anos.

PARCERIA

eduardo campos

Eu tenho excelente parceria com o governo do Estado, porque fui procurar essa parceria. O governador sempre esteve aberto ao povo de Bezerros, a fazer as coisas por Bezerros, mas, infelizmente, ninguém vem trazer aqui sem que as pessoas cheguem ao governador e exponha as necessidades e as dificuldades do povo de Bezerros. Então eu tenho tido um grande apoio do governador, quer na construção do polo industrial de Bezerros; está aí com a desapropriação de 25 hectares  para a indústria Herval,  que dentro de poucos dias está iniciando as obras,  já foram agora comercializado junto ao proprietário a desapropriação de mais 23 hectares, onde  vai abrigar mais quatro indústria que já estão com terrenos definidos. Nós temos trabalhado muito, isso é o que importa, então essa parceria com o governo do estado possibilita que possamos anunciar dentro de poucos dias a conclusão do serviço de parte do calçamento  do povoado de Sítio dos Remédios e da ladeira do Sítio dos Remédios, que era uma velha aspiração do povo de Bezerros; já tenho os recursos em caixa para  começar  a pavimentação de onze ruas na cidade, com uma parceria com a Secretaria das Cidades, que  irá pavimentar mais oito ruas no bairro do Cruzeiro,  então, só aí serão 19 ruas que serão pavimentadas até o final do ano. Fizemos mais de 500 metros de saneamento e tem ainda muita coisa pra fazer, mas já conseguimos que o  governo incluísse na recuperação do Rio Ipojuca o saneamento básico  de toda a cidade de Bezerros, que será feito através da Compesa;  em relação a Serra Negra já está decorrendo o prazo de licitação da estrada que vai ligar a sede do município ao povoado  de Serra Negra, o teleférico também já está decorrendo o prazo e a disposição do governador  de colocar água encanada em Serra Negra, com a autorização para a efetivação do projeto. Então tudo isso nós temos corrido atrás. Outra coisa que a população não tem conhecimento, conseguimos que o estado desse início a ponte  ligando  Bezerros ao município de Sairé, através de Insurreição, isso vai evitar que o tráfego pesado  dos caminhões carregando telhas e tijolos  não passem mais pelo centro da cidade, mas que pegue a 232 direto. Então, tudo isso nós estamos buscando trazer para Bezerros. Eu posso afirmar concretamente que temos cinco indústrias se implantando em Bezerros  e temos mais de sete indústrias com carta de intenção sendo avaliados pela Ad Diper para que possamos trazer aquilo que foi a motivação maior da nossa campanha, que é a criação de emprego para o povo de Bezerros; outra promessa que fiz de campanha sendo publicado o edital do concurso público dando oportunidade a todos de maneira igualitária para que possa ter acesso ao serviço público de Bezerros.

CONSIDERAÇÕES

Eu queria me dirigir aos 23 mil eleitores que me fizeram prefeito dessa cidade, mas também me dirigir àqueles que não votaram em mim, eu acho que é uma decisão que eu respeito, de que confie no prefeito. Eu não vim aqui para me servir da prefeitura, eu vim aqui para servir ao povo da minha terra de maneira que eu posso agradecer nesses quatro anos tudo aquilo que o povo de Bezerros tão generosamente fez na minha vida pública, porque tudo o que fui eu devo sobretudo ao povo de Bezerros. Confie que a minha disposição é trabalhar muito durante esses quatro anos para que Bezerros possa voltar ao caminho do desenvolvimento e conseguir se igualar a vários municípios do Estado nesse processo de revolução econômica pelo qual passa o Estado de Pernambuco.

AS CONTAS

Uma assessora da ex-prefeita Bete de Dael (sem partido) informou à redação que as contas de 2011 foram rejeitadas porque não foram apresentadas a ampla defesa ao TCE. A prefeita e seus advogados simplesmente perderam o prazo dado pela corte de contas. Segundo ela, os seus advogados, ainda no mês de junho, quando a matéria foi divulgada pela primeira vez, recorreu da decisão e outra sentença deverá ser emitida pelo TCE, ‘o que ainda deve demorar’.  Por falar em contas, o presidente da Câmara de Vereadores Nivaldo Santino (PSB) organiza o regimento interno da casa para por em votação as contas dos exercícios de 2006 (Marcone Borba) e 2010 (Bete de Dael). O presidente da Câmara garante que vai oportunizar a ampla defesa antes das matérias passarem pelo crivo dos vereadores.

CORRENDO ATRÁS

SECRETARIOO vereador Romero  (PSB) não satisfeito com o fim das obras de pavimentação no distrito do Sítio dos Remédios, projeto que conseguiu junto a Secretaria das Cidades, anuncia que conseguiu um aditivo que possibilitará o incremento de mais 900 metros de calçamentos, que, somado as obras já realizadas, totalizam 3 mil e novecentos metros quadrados de pavimentação. O vereador também anuncia um projeto para a instalação de uma antena de celular que atenda aquela região, através de um programa de incentivo as operados feita pelo governo do Estado, que contou com o apoio do deputado Waldemar Borges (PSB).

PEDEGREE

Por vezes, ao mencionarmos pessoas de alta classe social, de família de tradição política, empregamos a palavra pedegree para destacar tal ‘importância’ social. Infelizmente, na política vale a opinião dessas pessoas, embora, muitas às vezes,  totalmente fora de embasamento. O tema vem à tona porque esse comportamento vem sendo quebrado na sociedade e deve ser banido. A opinião das pessoas, independentemente de sua classe social, deve ser respeitada e, quem sabe, valorizada. Encontramos no atual governo, em posição de destaque, algumas pessoas que foram desprestigiadas em outras gestões, simplesmente porque elas não tinham ‘pedegree’ para ocupar determinados cargos.

BOLA FORA

O pessoal da rádio Jovem Pan (101,MHZ) vem dando uma tremenda bola fora  ao se referir a emissora como sendo  “a rádio de Caruaru”, quando esta chega em som digital em boa parte do estado da Paraíba, com destaque para  Campina Grande, e uma grande parte do litoral e agreste de Pernambuco.  Sediada em Bezerros, na Serra Negra, à 900 metros de altitude, poderia trabalhar um marketing mais regional.  “Em Campina Grande, Caruaru, Santa Cruz…você ouve a  Jovem Pan em 101,3 MHZ”. Um markentig inteligente  não só valorizava a emissora, mas acabava a forma depreciativa quando se desconsidera sua verdadeira praça. Vai à dica! É bom frisar que nada temos contra a emissora, que, aliás, tem uma excelente programação, mas procuramos defender Bezerros e julgamos esse comportamento como danoso a nossa soberania municipal. Só isso!

VOTO DE REPÚDIO

A Câmara de Vereadores de Bezerros deve apresentar voto de repúdio sobre o episódio de espionagem americana no país. O presidente da Câmara, o vereador Nivaldo Santino (PSB), lamentou que o tema não tenha tomado às ruas durante os protestos. Nivaldo lamentou ainda sobre a falta de patriotismo nos desfiles de Sete de Setembro pelo país afora e defendeu os protestos, mas não para essa data. Para ele, existe protestantes e mané-festantes e é bom separá-los, justamente para salvar as boas intenções. Para ele, já há uma mudança no cenário político, onde a sociedade não aceita apenas a representatividade e deseja uma participação mais ativa.

CURTAS

O IPAD oportunizou menos de dois dias para os candidatos que solicitariam a isenção na inscrição do concurso. A administração interviu e um prazo de 48h  foi acrescentado.

O bezerroshoje tem sido um canal direto para que os candidatos do concurso público possam interagir. Dúvidas e reclamações tem merecido a atenção junto aos organizadores do certame.

Porque não se divulgam imagens das ações dos bandidos aos estabelecimentos econômicos de Bezerros? O sigilo dessas ações só beneficiam os autores das ações criminosas.

Bola fora deram veículos conceituados da imprensa de Pernambuco ao trazer a tona uma informação já divulgada em relação às contas da ex-prefeita.

A notícia sobre o transplante de fígado realizado pelo professor Fernando do Som repercutiu bastante, sinal de que ele é bastante querido no município.

A autocrítica peculiar ao prefeito Branquinho (PSB) acaba neutralizando discursos de setores da oposição.  

Será requalificado o trecho já pavimentado da estrada de Serra Negra. A obras devem começar provavelmente em janeiro ou fevereiro.

Outro segmento de comunicação que a gestão precisa investir será, sem dúvida, um impresso informativo.

 

Share

Leave a Reply