DOS BASTIDORES

PALANQUE AMPLO-A expressiva votação obtida pela governadora eleita Raquel Lyra, em Bezerros, foi uma soma de votos obtidos pelos adversários no primeiro turno. Como previsto, eleitores que votaram Miguel Coelho, Anderson Ferreira e até em Danilo Cabral tiveram a tucana como opção de voto na segunda etapa. Isso estava previsto uma vez que lideranças como a prefeita Lucielle, o ex-prefeito Branquinho, vereadores, ex-vereadores e suplentes passaram a aderir o palanque de Raquel. A tucana, que já saiu majoritária do município na primeira etapa, nadou de braçadas por aqui.

RECONHECER- Nas entrevistas que deu após a vitória, Raquel soube agradecer da liderança ao militante que segurou sua bandeira no primeiro turno. A governadora pontuou que muitos botavam gasolina do próprio bolso para fazer a sua campanha nos municípios. Passar pela etapa de primeiro turno, sem a estrutura dos demais concorrentes, foi, de fato, a grande vitória!

SEM CAMPANHA- Os resultados obtidos pela candidata Marília Arraes (Solidariedade) neste segundo turno no município foi um reflexo direto da falta de campanha de rua e mobilizações. Os votos a mais vieram de eleitores mais lulistas.

BEZERROS GANHA -A vitória de Raquel Lyra para o governo do Estado coloca Bezerros em situação confortável. Agora o governo Lucielle pode estabelecer parcerias institucionais mais afetivas com o Palácio do Campo das Princesas. A Carta Compromisso, instituída pelo partido de Raquel no município – PSDB-, deve ser abraçada pelo governo Municipal, afinal, norteia as principais demandas que o município tanto almeja nos últimos anos, como por exemplo, o teleférico da Serra Negra e a implantação de vias pavimentadas de acesso a Boas Novas e Sapucarana. São ações que constam na carta e que dependem muito do interesse da prefeita Lucielle em abraçá-los.

JÁ DEU CERTO

É muito positiva a expectativa para que ações da Carta Compromisso, idealizada pelo PSDB de Bezerros, se tornem realidade no município. Esse tipo de comprometimento já deu certo no passado. Mesmo desacreditado, o então candidato a governador Eduardo Campos (já falecido), em 2006, se comprometia com a PE-97. A estrada saiu do papel dois anos mais tarde na base do comprometimento público graças a este veículo de comunicação. Já em em 2012, provocamos a pavimentação da estrada da Serra Negra, que saiu do papel a partir de 2014. Fazer imprensa na base do comprometimento!!!

TIME- O time de primeira hora de Raquel em Bezerros tem agora a tarefa de estruturar o seu partido no município. A tendência é que a sigla receba muitos filiados visando a disputa Municipal em 2024, com foco principalmente no legislativo. O partido, que tem à frente a professora Rosa Soares, que já foi ex-vereadora e secretária municipal, vai defender o governo estadual e suas ações no município. O crescimento da sigla será inevitável!

CURTAS – Ao reconhecer prontamente os resultados eleitorais, líderes mundiais e representantes dos poderes inflaram qualquer arroubos autoritários do presidente Bolsonaro. Isolado, só teve a opção de aceitar os resultados.

Os protestos que se seguiram pelas estradas do país foi só uma amostra do que poderia acontecer, caso as instituições tivessem sido mais fragilizadas. Agora é voltar as normalidades.

A prefeita Lucielle não declarou o seu voto no presidente Bolsonaro. Mas o apoio ficou explícito quando Raquel a citou como exemplo de apoio amplo em seu palanque.

O novo presidente da Câmara de Vereadores Diogo Lemos (PSB), que assume a casa em janeiro, está comprometido em resgatar o projeto do Parlamento Jovem. O projeto é de grande importância para a oxigenação da política municipal e foi defendido por este veículo.

Esta coluna opinativa é assinada por José Flávio de Melo, fundador do Bezerros Hoje (fevereiro de 2003). Contato: 99900 1619. flaviohoje@hotmail.com.

Share