Dos Bastidores

AINDA É CEDO, MAS...

O governo da prefeita Lucielle entra no 17° mês de gestão ainda contando com a paciência de parte importante da população. A soma dos que acham o governo ótimo/bom (36%) supera os que analisam o governo como ruim/péssimo (24%). Se comparado o levantamento de seis meses atrás, a reprovação cresceu oito pontos percentuais, saindo de 16% para 24%. Esse quesito foi alimentado justamente por quem, em sua maioria, analisava a gestão regular. Daqui a seis meses, a tendência é que o levantamento traga números mais reais uma vez que ainda se julga a gestão municipal relativamente nova. Ou seja, a alta expectativa aferida no início da gestão ainda interfere na hora do cidadão julgar o governo.

O ALERTA

Vez outra o candidato a Deputado Federal Mendonça Filho (UB) marca presença em Bezerros. No final de semana, Filho esteve com a prefeita na comunidade rural do Sítio dos Remédios em ato claro de pré-campanha. Há uma dúvida se a prefeita conseguirá transferir os votos que o seu candidato almeja no município. Em 2018, quando Lucielle foi candidata a Deputada Estadual -somando 3500 votos no município-, a transferência de votos para o filho do ex-ministro foi irrisória, menos de 12%. De todo modo, a prefeita tem tudo para fazer Mendonça majoritário, até porque não há na oposição uma postulação de consenso. O pré-candidato da terra, o ativista das causas sociais Pierre Pessoa, ainda é uma postulação incerta.

O TESTE

A prefeitura de Bezerros lançou licitação para a contratação de empresa de prestação de serviços de iluminação e som no valor de 1,6 milhão. Com o calendário de eventos liberado, a gestão Lucielle entra em outra faze de avaliação, que é conseguir manter o nível das festas sem desequilibrar as contas públicas. Até aqui a ausência dos eventos foi positiva para para a gestão. A prefeita deixou de investir mais de três milhões em dois carnavais e um São João cancelados por conta da pandemia.

MAIS GRAVE

Em Bezerros, 75% dos veículos do transporte Escolar, que foram inspecionados pelo TCE, estavam sem selo de inspeção emitido pelo Detran, enquanto 25% estavam com os pneus carecas, 25% apresentaram irregularidades nos cintos de segurança e 50% possuíam irregularidades nos tacógrafos. Juntando os itens inspecionados, nada é tão grave quanto a superlotação dos ônibus dos estudantes, pois representam real possibilidade de acidente com muitas vítimas. E isso precisa ser resolvido com urgência!

O MÊS DO ASFALTO

Uso escancarado das obras asfálticas tocadas pela CODEVASF em Bezerros.

Bezerros vive a expectativa para uma nova leva de obras asfálticas tocadas pela CODEVASF. Pelo menos o mês de maio é o prazo vigente para a conclusão das obras. Independente do uso político das ações, o município ganha em sua carente infraestrutura. Se acontecer, que a prefeitura direcione o asfalto para o acesso ao Nossa Senhora Aparecida, zona urbana da PE-97, conclusão ao acesso a Gameleira e, quem sabe, até à rua Taumaturgo Sobrinho, no alto do Retiro.

REMOVIDO

O acidente envolvendo um veículo oficial de Bezerros, ocorrido na semana passada na BR-232, não foi devidamente registrado pela PRF. Retiraram o veículo antes da patrulha chegar ao local. Uma atitude típica de quem está totalmente errado. Em se tratando de um órgão oficial, o fato é dramaticamente grave.

CURTAS

Lauro Jardim, colunista da Globo, cantou a chapa da Frente Popular em Pernambuco. Danilo governador (PSB), André de Paula (SD) vice e Tereza Leitão (PT) senadora. A conferir!

Em Bezerros, o acesso aos blogs, sites e perfis de informações atinge 61% em pesquisa realizada pelo site na última sexta-feira (29). Ouve rádios apenas 42% dos entrevistados.

O primo da prefeita, o popular Bala, será mesmo o seu pré-candidato a deputa Estadual? O próprio se lançou nas redes sociais.

Os pré-candidatos a governador têm números sobre a disputa no município de Bezerros? Deveriam ter!

O governo Lucielle têm cada vez mais imprimindo a sensação de insensibilidade social. A distribuição das cestas básicas do governo Bolsonaro, por exemplo, não teve um critério claro que justificasse direcioná-las exclusivamente para uma comunidade rural.

Coluna assinada por José Flávio de Melo (flaviohoje@hotmail.com).

Share