DICAS DA FONO

Coluna – Discalculia
FONODificuldade em compreender os conceitos matemáticos, classificar números e montar operações matemáticas podem ser sinais de DISCALCULIA. A discalculia é definida como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. A partir da pré escola já pode ser notada, quando a criança mostra dificuldades em entender conceitos como igual e diferente, por exemplo. Porém, somente após o ensino de conceitos mais específicos é que o problema se acentua e pode ser diagnosticado. Vale ressaltar que esse transtorno nada tem a ver com níveis de inteligência. As crianças com Discalculia podem apresentar as seguintes dificuldades (por “educamais”):

1. Dificuldades na identificação visual e auditiva de números;
2. Fraca capacidade para contar;
3. Fraca compreensão ou confusão dos sinais matemáticos, por exemplo,  +, -, ÷ , x;
4. Dificuldades com adição, subtração, multiplicação e divisão;
5. Dificuldade em compreender e aprender tabuadas;
6. Problemas ao diferenciar o esquerdo do direito (lateralidade);
7. Falta de sentido de orientação (norte, sul, leste, e oeste);
8. Dificuldades na utilização de compasso;
9. Dificuldades com calculadora na inserção da informação;
10. Incapacidade de dizer qual de dois números é o maior.

O indivíduo que tem DISCALCULIA tem um jeito diferente de entender o raciocínio matemático. Esses são apenas alguns sintomas. Apenas uma avaliação completa pode fornecer um diagnóstico preciso.

Clécia Siqueira é Fonoaudióloga Clínica formada pela UFPE  há 10 anos.
Fan Page:
fonocleciasiqueira.wordpress.com

Consultório:
Avenida Aquílio Bernardo Vieira, 3, São José. Bezerros/PE.
Contatos: 9. 87382100 (WhatsApp) e 9.98319077 (Tim).

Share

Leave a Reply