Dados do G1 mostra Ocorrência de mortes em data posterior ao informado pela prefeitura

Diferentemente do que o Boletim Municipal informou, os últimos registros de mortes por Covid-19 se deu no dia 26/07, com duas ocorrências. Após matéria do Bezerros Hoje, a prefeitura reduziu a discrepância adicionando mais cinco registros, totalizando 126 mortes, um a menos que o portal G1 menciona (127). A prefeitura justificou a falha como sendo casos de bezerrenses residentes em outras cidades. O fato é estranho porque o critério adotado pelo Estado é classificar os óbitos por município de residência dos pacientes.

Periodicamente, a IV Gerência Regional de Saúde realiza uma atualização nos casos de óbitos de cidadãos que residem em outra localidade (ou seja, bezerrenses que residem em outra cidade), mas que ainda não realizaram a atualização cadastral de moradia. Com isso, caso o cidadão venha falecer em decorrência da Covid-19, mesmo que em outra cidade, a IV Geres notifica e contabiliza o óbito para o município no qual o endereço está cadastrado.

Vale destacar que Bezerros não registra óbito em decorrência da Covid-19, dentro do município, desde 22 de julho de 2021.

Nota da prefeitura enviada em 16/08/2021

Share