Cultura Livre nas Feiras valoriza tradições locais

Em Bezerros, evento da Fundarpe acontece nesta sexta-feira, na Praça dos Tamarindos.
Beto Figueiroa
Beto Figueiroa Reisado do Mestre João Tibúrcio

O reisado, manifestação popular de origem portuguesa, que pertence ao ciclo natalino está quase extinto. Porém, na cidade de Garanhuns (agreste setentrional de Pernambuco), ainda existem em torno de seis grupos do brinquedo popular. Um deles, o Reisado do Mestre João Tibúrcio, fundado em 1960, poderá ser apreciado no domingo (19/5), às 9h, em Magano – Garanhuns, no Cultura Livre nas Feiras.

O projeto da Secul-PE e Fundarpe, que valoriza a arte local das regiões do estado promovendo eventos nas feiras livres passará, de 17 a 21/5 por Moreilândia, Afogados da Ingazeira, Petrolina, Serra Talhada, Custódia (Sertão); Paulista e Ipojuca (RMR); Gameleira e Goiana (Zona da Mata); Bezerros, Limoeiro, Caruaru, Surubim, Garanhuns, Bonito, Águas belas e Venturosa (Agreste).

Aproveitando o embalo do Festival Pernambuco Nação Cultural, que aportou em Caruaru no dia 14/5 e fica até 19/5, o Cultura Livre nas Feiras promove, no dia 18/5 (sábado), na cidade, recitais de poesia declamações e a apresentação do Boi Mirim do Mestre Gersino. Mestre Gersino levou a frente até o fim de sua vida o tradicional Boi Tira Teima, fundado em 1922.

Também vale a pena conhecer o grupo de dança Papanguarte, de Bezerros, que apresenta, no dia 17/5, às 9h30 as danças populares pernambucanas com as máscaras dos tradiconais papangus da região.  E o Coco de Pareia, em Goiana, dia 18/5, às 9h, fundado com o objetivo de resgatar as linhagens de antigos mestres goianenses e a variedade que essa manifestação popular possuía na região (Coco de Ganzá, Coco de Melê, Coco de Umbigada, Coco de Terreiro).

Bezerros
Feira Livre
Sexta, 17/05/2013

08:30h – Apresentação Música Romântica/Música
Lucas Silva
09:30h – Apresentação de Dança Popular/Dança
PAPANGUARTE – Bale Popular de Bezerros
10:00h – Apresentação Musical de Forró/Música
Trio Pé de Serra Zezé e Zezita

Veja mais aqui

Share

Leave a Reply