COVID-19: Bezerros tem índice de vacinação na primeira dose superior ao estadual e nacional

O índice de vacinação para a segunda dose da vacina se inverte em relação ao estadual e nacional.

No dia 19 de janeiro de 2021, o município de Bezerros recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 e, desde então, através do Plano Municipal de Vacinação (que é dividido em quatro fases), deu início a imunização dos grupos prioritários, de forma gradativa, à medida que as vacinas foram chegando.

Atualmente, a Secretaria de Saúde está aplicando os imunizantes da fase II do Plano Municipal de Vacinação, contemplando idosos acima de 65 anos e também a população quilombola. De acordo com a pasta, até a última quarta-feira (14), 7.905 bezerrenses já receberam a primeira dose da vacina, o que representa 12,98% da população (levando em consideração a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE), ou seja, média superior a estadual e nacional.

De acordo com o Consórcio de veículos de imprensa, a média do Brasil, no Plano Nacional de Vacinação, é de 11,79% da população vacinada. Já o Estado de Pernambuco registra uma média de 11.74%. A secretária de saúde de Bezerros, Iêda Campos, explicou os motivos que fazem com que o município esteja acima da média nacional e estadual. “Esse número é resultado das estratégias que criamos em relação ao acesso da população à vacina. Nós não focamos só no Drive-Thru ou em criação de centro de vacinação, nós também fomos até as comunidades com as equipes volantes e as equipes de Saúde da família, então, isso faz com que a gente acelere o processo de vacinação”, destacou a secretária Iêda.

O cidadão que ainda não tomou e desejar receber a primeira dose da vacina, deve fazer o agendamento exclusivamente por meio de ligação telefônica para o teleatendimento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, pelos números (81) 9-9840-2845 ou (81) 9-9836-1655.

SEGUNDA DOSE: O percentual de pessoas que receberam a segunda dose em Bezerros e, portanto, estão devidamente imunizadas chega a 2,89%, segundo dados informados no dia 14.

O índice fica abaixo do estadual e nacional, com 3,9% e 4,04%, respectivamente. Os dados são desta quinta-feira (15).

Share