Consciência Política Bezerrense

A cidade de Bezerros possui aproximadamente 60 mil habitantes com quase 45 mil eleitores. Neste ano de eleições municipais está na mão da população bezerrense a escolha daqueles que irão administrar nossa cidade. Mas se está nas nossas mãos, por que muitas vezes atribuímos só aos políticos a responsabilidade pelo que vai bem ou mal em Bezerros? Será que estamos desempenhando adequadamente nosso papel de eleitores e antes de tudo, de cidadãos?

É comum nos depararmos com uma percepção generalizada de descrédito à política bezerrense como forma legítima de resolução de problemas sociais e políticos do nosso município. Essa percepção não está aí por acaso. Infelizmente, a história política de Bezerros é marcada por um “autoritarismo” no qual a elite econômica e política da cidade aliena a nossa população para que a responsabilidade de controlar e dirigir o nosso município mantenha-se exclusiva a esta mesma elite. Um dos mecanismos de alienação muito aproveitada por esta elite é a mentalidade de que tudo que diz respeito à política é repulsivo e negativo. Por efeito, a população é levada a se informa muito pouco da vida política e ter um baixíssimo grau de participação em organizações da sociedade civil (sindicatos, associações de bairro e partidos políticos), organizações estas que possuem a finalidade de buscar melhorias à nossa cidade. Dessa forma, a mentalidade de que a política “não presta” ou de que “só tem corruptos” é muito prejudicial, pois estimula a alienação da população sobre a atividade política e institucional, o que agrava ainda mais o distanciamento entre nossa classe política e a sociedade de Bezerros.

No regime político democrático o qual vivemos a soberania é exercida pela sociedade civil. Portanto, a democracia pressupõe, para o seu pleno funcionamento, o exercício de uma cidadania consciente e politizada. Nesse sentido, a possibilidade de construirmos a cidade de Bezerros de forma melhor só pode ser feita a partir da política, com a conscientização e participação mais ativa da nossa sociedade sobre o processo político. Todos nós, cidadãos, que utilizamos o serviço prestado pelo poder público, temos a melhor condição de dizer se há algo errado ou se o serviço está sendo prestado com legalidade e qualidade. Se todos nós nos interessarmos e buscarmos por informações sobre como interagir com a organização política, haverá então condições necessárias para conseguirmos melhorias constantes no controle da gestão de Bezerros e consequentemente, melhorias no próprio resultado da ação administrativa municipal. Temos que compreender que cada cidadão bezerrense é competente e responsável e deve ser ativo na construção de um município próspero e seguro. A política é um assunto muito sério para ser deixado exclusivamente nas mãos de políticos profissionais.

Gabriel Laurentino – Psicologo social

Share