CARNAVAL DE BEZERROS:QUEM LUCRA COM ESSA FESTA?

fantasias1 fantasias2 fantasias3Brincar o Carnaval em Bezerros é se sentir no mundo de máscaras e fantasias, literalmente. A Folia do Papangu, conhecida internacionalmente é o terceiro principal pólo de animação em Pernambuco, com cores e estilos diferentes. Mas as vestimentas que dão brilho a essa folia não se limitam apenas a tradição dos mascarados comedores de angu. Há também quem se tornou conhecido pela fabricação de fantasias e a comercialização nessa época.

Não é uma simples loja, onde o dinheiro vem em primeiro lugar. O trabalho de Dona Dina Monteiro vai além do simples fato de vender. Ela é costureira por profissão e artesã por talento. Já são 12 anos costurando fantasias e vendendo nessa época. É um comércio temporário, mas que faz a diferença no Carnaval. “Eu abro a loja por 30 dias, fico por aqui até a terça feira (de carnaval) para quem quiser comprar fantasias”, disse.

No local é possível encontrar fantasias infantil e adulto. Segundo a costureira, as pessoas podem também encomendar os modelos. “Quem preferir pode vir que eu tiro as medidas para deixar do jeito que o cliente quiser”, falou.

O material para confeccionar as peças de roupa vem direto de São Paulo. Dona Dina sempre viaja para buscar tecidos e adereços, segundo ela o preço e a variedade são os melhores. As fantasias são para todos os bolsos também. Há peças de R$ 20 reais e outras mais requintadas e trabalhadas que chegam a custar até R$ 200 reais.

A dona de casa Maria Lúcia visitou a loja em busca de fantasias. É o segundo ano que ela compra no local. “Ano passado levei uma de palhaço, esse ano ainda não decidi”, diz a mulher que não tirava os olhos das fantasias.

Mesmo com a proximidade do Carnaval, a produção ainda não parou. A costureiro afirma que até os dias da folia ainda vai trabalhar em algumas peças e ajustar outras. “Sempre tem uns ajustes pra fazer, tudo pra agradar e deixar o melhor para os clientes”.

DA ASSESSORIA DA PMB

Share

Leave a Reply