BLOGUEIRO CANDIDATO TENTA EXPLICAR AS REGRAS PARA ELEGER VEREADORES

flO blogueiro Flávio Melo, candidato a vereador pelo PSOL, usou a sua rede social para informar aos seus seguidores sobre como se dá a eleição de vereadores no sistema eleitoral. “Muitos candidatos de 1ª viagem vão na verdade reeleger vereadores”, pontuou. Segundo ele, as coligações se organizam em blocos de partidos que lançam uma quantidade de candidatos suficientes para atingir o quociente eleitoral. A cada vez que a votação das coligações atingirem esse número mínimo de votos, um vereador mais votado será eleito na coligação.

Ele explica que em uma das coligações há nove vereadores organizados para se beneficiarem dessa jogada que o eleitor nem imagina.

O número de votos no dia da eleição serão divididos pelas 15 vagas na câmara, o que vai dar quociente de 2 mil votos (estimado). Cada coligação precisa de no mínimo 2 mil votos para eleger o mais votado da coligação. Nove dos onze vereadores estão numa só coligação com muitos candidatos novatos para engrossar essa votação. Essa coligação julga que terá mais de doze mil votos garantindo mais de seis vagas (já que a cada 2 mil votos se elege 1) destinadas sempre aos mais votados da coligação. Vc não tem dúvida de quem serão os mais votados, não é mesmo!!! Então corra da cauda eleitoral… nem todo candidato novato vai representar a mudança que vc deseja no legislativo”, explicou.

 

Share

Deixe uma resposta