Bezerros: TCE faz raio X sobre cobertura dos serviços de abastecimento d’ água e coleta de esgoto

O Tribunal de Contas do Estado elaborou um Painel de Saneamento que traz um panorama sobre a situação de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Pernambuco referente ao ano de 2021. O estudo mostra que apenas 30,8% dos moradores do Estado dispõem de serviços de coleta de esgoto, enquanto 83,56% têm acesso à água.


Os números estão abaixo das médias nacionais que são de, respectivamente, 84% (água) e 55,81% (esgoto).
Atrás de cidades vizinhas como Sairé e Gravatá, em Bezerros, os serviços de abastecimento de água atendem 94,74% da população. O TCE não divulgou os números relativos ao atendimento de esgoto do município.
O Painel de Saneamento aponta ainda que, das localidades avaliadas, apenas 21 (12%) ofereciam água a 100% de seus habitantes. São elas: Tuparetama, Serra Talhada, Verdejante, Garanhuns, Surubim, Salgueiro, Cachoeirinha, Lajedo, Afogados da Ingazeira, Ilha de Itamaracá, Sairé, Fernando de Noronha, Paulista, Tamandaré, Petrolina, Caruaru, Cupira, Belo Jardim, Gravatá, Olinda e Arcoverde.
Os piores cenários referentes ao acesso à água foram encontrados nas cidades de Santa Cruz da Baixa Verde (1,5%), Paranatama (12,02%), Jupi (15,61%), Jataúba (20,12%) e Casinhas (22,31%).

Caderno Bezerrense

Share